terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Balanço Final

A fácil vitória de ontem por 4x0 sobre a já rebaixada equipe do Sport, encerrou nossas atividades futebolísticas nesta temporada de 2009. Uma temporada diga-se muito intensa, onde tivemos que conviver com determinadas situações que já não faziam mais parte da rotina do clube; como a demissão de nosso até então técnico Muricy Ramalho (que com o tempo, longe do São Paulo, mostrou-se um grande de um hipócrita, visto todas as "indiretas" direcionadas à seu ex-clube, a cada entrevista coletiva em sua nova e tão amada agremiação), ao surgimento de algumas panelas dentro do time, e pela ausência de conquistas.
Ricardo Gomes, o escolhido pela diretoria para recolocar o São Paulo em seu devido lugar, ao mesmo tempo que recebia o apoio do torcedor são paulino, era visto com uma certa desconfiança pelo mesmo, já que seu curriculum não era dos mais vitoriosos. Contudo através de toda sua serenidade, boa educação e seriedade, nosso novo comandante conseguiu domar o ego e as vaidades de determinados jogadores, podendo deste modo trabalhar estabelecendo um diálogo mútuo.
Infelizmente o trabalho realizado por Ricardo Gomes não resultou na conquista de mais um título brasileiro, todavia se analisarmos o campeonato como um todo, não levando em consideração apenas as derradeiras rodadas, chegaremos a conclusão de que o trabalho de nosso técnico foi muito positivo.
Diferentemente do que muitos sentenciaram, não fomos meros figurantes, meros coadjuvantes neste campeonato (somos muito grande para ocuparmos uma posição de tão pouco destaque assim), saímos de uma preocupante e vexatória décima sétima, décima oitava posição, para terminarmos num digno terceiro lugar, que novamente nos garantiu na próxima edição da Libertadores da América.
Se deixamos este título escapar, não foi porque sucumbimos diante das primeiras adversidades, ou porque abrimos mão de jogar nossas partidas com um mínimo de dignidade ( como ocorreu com as comadres do futebol paulista), o que acontece é que em algum momento, nos depararíamos com determinadas circunstâncias que fariam o legítimo campeão não ser nosso querido São Paulo Futebol Clube, circunstâncias essas cujas quais espero que não se repitam ano que vem. Paciência, saber perder e aceitar a derrota, é uma virtude que ainda precisamos aprender a desenvolver;  e muito embora a dor da perda ainda se faça presente, não será a perda de um título que abalará todo o amor, todo o orgulho, e toda a gratidão que nutro pelo nosso tricolor paulista.
Encerro nesta postagem as atividades deste blog neste ano. Como este espaço é feito por alguém que se posiciona a partir da arquibancada, não tendo, e não fazendo a mínima questão de ter acesso as tão reveladoras informações de bastidores, não poderei proporcionar à vocês leitores nenhuma notícia sobre todas as negociações de atletas que o São Paulo venha fazer.
Uma vez que jogadores cada vez mais vão e vem, e como o São Paulo não mais joga este ano, portanto nada de tão relevante para este blog em termos de futebol acontecerá tão cedo, me resta a partir de agora, aproveitar essas férias do futebol para descançar e me preparar para a próxima temporada, que muito provavelmente será tão intensa como a deste ano.
Gostaria de agradecer, e desejar a todos aqueles(as), que se predisporam em gastar alguns minutos de suas preciosas vidas, com a leitura de meus textos, um feliz final de ano. Até ano que vem, dia 17 de Janeiro, no Morumbi contra a Portuguesa pela primeia rodada do Campeonato Paulista.