quinta-feira, 17 de junho de 2010

Por Favor, Deixem O Morumbi Em Paz!

Conforme eu havia escrito na postagem anterior, só voltaria a escrever neste blog a partir do momento em que o São Paulo voltasse a disputar uma partida, mais precisamente no dia 14 de Julho, quando enfrentaremos o Avaí no Morumbi, no recomeço do Campeonato Brasileiro. Contudo com a confirmação de que a utilização do estádio do Morumbi para a Copa de 2014, está oficialmente fora dos planos da CBF e da FIFA, abro uma exceção, e volto a publicar um texto neste blog antes da data prevista, para tratar de um assunto já debatido neste espaço algumas vezes, um assunto por demais nojento e que está longe do fim e de uma definição mais concreta, mas que para mim se encerra agora com a republicação de uma postagem feita a mais de um ano atrás, no dia 04 de Junho de 2009, onde deixo bem claro tudo que pensava (e ainda penso) sobre a maldita Copa do Mundo de 2014, e a questão do Morumbi.

Abaixo o link e o texto original na integra, e o link de mais dois textos que também tratam desse assunto.

A Copa Do Mundo E O Morumbi (04/06/2009)
Tudo Errado (01/04/2010)
Imundice Política (14/04/2010)

A Copa Do Mundo E O Morumbi

Por não ser um sujeito alienado, ter um grau de esclarecimento de certo modo suficiente, bem como não ter o mínimo interesse em obter qualquer tipo de vantagem ou favorecimento, sempre me posicionei de forma contrária à realização da Copa do Mundo no Brasil. Posicionamento este não compartilhado por grande parte dos mandatários do futebol e autoridades locais.
Para os mesmo a Copa do Mundo é uma oportunidade de ouro para colocar em prática um esquema que, através de métodos nada louváveis beneficiará um grupo muito grande e selecionado de pessoas em termos políticos e financeiros. E através da construção de novos estádios ( ou arenas como convencionou-se a dizer nos dias de hoje) este grupo encontra um campo propício à materialização de suas torpes ambições.
O evento máximo do futebol mundial na realidade será extremamente danoso ao bolso do contribuinte brasileiro, dado seu caráter predatório e de favorecimentos, assim como as exaltadas benesses oriundas do privilégio que é ser sede de uma Copa do Mundo, com o tempo mostrará sua verdadeira faceta; soma-se à isso o fato de o Brasil, como um país pobre que é, apresentar sérias limitações em termos de infra estrutura à realização da Copa. Por aqui tudo é muito precário e insuficiente, nossos estádios de futebol são um grande exemplo disso.
Me limitarei a falar apenas do estádio que melhor conheço, no caso, nosso querido Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. Um estádio que assim como os demais estádios tupiniquins, é bastante obsoleto, talvez um pouco menos que outros, mas que no compto geral está recheado de falhas e problemas, com as quais sempre me deparo cada vez que vou ao banheiro e as bilheterias do Morumbi, mas que para um abnegado como muitos de nós, não torna a ida aos estádios menos prazerosa.
Reconheço sim que muitas melhorias foram feitas no Morumbi, mas com o claro objetivo de aos poucos "qualificar" o público que frequenta estádios de futebol, substituindo através de preços proibitivos os indesejados (aqueles que tem pelo futebol, por seu time de coração "apenas" uma relação de amor) pela classe média; que ve o futebol como um espetáculo, como mais uma opção de entretenimento dentre as tantas que estão à sua disposição. Sei que o time precisa incrementar receitas e tudo mais, todavia esta nova dinâmica que se estabelece aos poucos trará prejuízos irremediáveis, como disse não agora, mas em médio e longo prazo, em especial pela perda de identidade com a massa, que contrastando com o novo público, não mede esforços para acompanhar seu time de coração.
Independente de todas as melhorias que o São Paulo se proponha a fazer em seu estádio, visando à adequação do mesmo às exigências da Fifa, necessitando na verdade para que isso talvez aconteça, uma grandiosa série de reformas, não apenas dentro do estádio, mas em seu entorno também, o que demandará uma quantidade enorme de dinheiro, um investimento que sinceramente eu não sei se o São Paulo terá lastro suficiente para bancar, mesmo com o apoio de eventuais parceiros, já que estamos falando em cifras significativas, algo na casa das centenas de milhões de reais, as chances do Morumbi não sediar o jogo de abertura da Copa, quiçá de ser um estádio utilizado na Copa é muito grande, visto que a construção de um novo estádio na cidade seria mais adequado ao pleno funcionamento de toda essa rede de falcatruas.
Caso o São Paulo insista nesta louca obsessão de ter o Morumbi como palco de abertura da Copa, que ele faça isso com responsabilidade, sabendo exatamente onde ele está se metendo, dimensionando com exatidão todas as perdas, e de tudo que ele terá de abrir mão (sim, falo da montagem de times competitivos e qualificados), a partir do momento em que ele começar a pagar a dívida (e os juros) que ele contraiu para a reforma de um estádio imposta por um bando de engravatados, que não tem a mínima idéia do que é amar um time de futebol.
Quem vencerá essa disputa eu não sei, o que sei é que para mim o Morumbi será sempre o melhor estádio do mundo, o estádio em que mais me sinto a vontade, o estádio onde muitos dos meus sonhos se tornaram realidade, mesmo sem o aval da Fifa.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Vitória Providencial

Campeonato Brasileiro disputado por pontos corridos não é nada fácil, por se tratar de uma competição onde o nível técnico das equipes participantes não é muito discrepante, predominando um certo equilíbrio, é fundamental para uma equipe que de fato almeja ser campeã, fazer prevalecer o fator casa, desperdiçando o menor número possível de pontos jogando em seus domínios, já que é complicado recuperar pontos em campos adversários.
Dentro do contexto acima citado, nada mais providencial do que uma vitória do São Paulo sobre o Grêmio na tarde ontem no Morumbi, pois caso tivessémos perdido ou mesmo empatado, ficaríamos em uma posição não muito cômoda na tabela de classificação, figurando mais ou menos no meio da mesma, com uma diferença de pontos significativa para os líderes do campeonato.
Embora os 3x1 do placar leve muita gente a pensar que o jogo foi tranquilo, quem pôde acompanhar a partida sabe o quanto o São Paulo teve que suar para conquistar sua vitória. Não foi nada fácil, saímos perdendo, empatamos, Rogério Ceni mais uma vez perdeu um penalti (até quando vão deixar ele continuar a bater penaltis? até ele perder mais uns quatro seguidos??), conseguimos fazer o segundo gol e reverter o placar, Rogério Ceni fechou o gol evitando o empate gremista e se  redimindo da perda do penalti, e finalmente fizemos o terceiro gol matando de vez a equipe gaúcha e decretando nossa valiosa e sofrida vitória.
Encerrada essa primeira parte do campeonato, que irá parar e voltar somente daqui a quarenta longos dias, já que existe uma Copa do Mundo a ser disputada, este espaço durante esse período entrará em recesso, uma vez que eu acredito que para este blog, nada de significativo acontecerá em termos futebolísticos até o dia quatorze de Julho, quando enfrentaremos a equipe do Avaí no Morumbi na volta do Campeonato Brasileiro.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Regredindo

Demorou meses para podermos afirmarmos com alguma segurança e convicção, que finalmente o São Paulo apresentava um futebol digno de elogios. Depois de um Campeonato Paulista onde fomos nos arrastando até a sumária eliminação na semifinal, e uma Libertadores onde a primeira fase foi superada de modo nada convincente, e as oitavas de final de maneira ainda menos convincente, eis que no confronto de quartas de final, o São Paulo resurgia, vencendo a equipe do Cruzeiro por duas vezes mediante um futebol eficiente e competitivo.
No Campeonato Brasileiro, com a equivocada decisão de nas rodadas iniciais, poupar a maioria dos jogadores titulares visando a disputa da Libertadores, o time cometeu alguns deslizes, o que de certo modo é até compreensível, visto a completa falta de entrosamento destes times mutantes que iam à campo. Mesmo assim, a situação parecia estar sob controle, pois quando o time titular era escalado, as vitórias eram conquistadas, foi assim contra Inter e porco, o que fazia o torcedor manter a confiança na equipe, porém bastaram dois jogos, um empate horroroso contra o Guarani, e uma derrota ridícula contra o Goiás na última quarta-feira, para o torcedor com razão, voltar a olhar para o São Paulo com uma certa desconfiança.
É verdade que nessas duas últimas partidas em questão, o time sofreu com a ausência de alguns jogadores titulares afastados por contusão, principalmente no setor defensivo, especificamente na zaga, todavia nada disso serve para justificar o improdutivo futebol praticado contra esses dois times de verde. O que se constata na verdade a partir deste episódio, é o mau planejamento feito pelo São Paulo, uma vez que não temos jogadores a altura para substituir os contundidos, visto que grande parte das contratações feitas no início da temporada, foram absolutamente ridículas, não à toa alguns desses atletas já terem ido embora, e outros estarem de saída do clube.
A sensação que se estabelece novamente agora, é a da desconfiança, e a de que nossa agremiação está regredindo, pois voltamos a ser uma equipe inopererante e irregular, contra o time goiano por exemplo, não conseguimos criar praticamente nenhuma jogada que de fato levasse algum perigo à meta adversária. Domingo contra o Grêmio será a última rodada antes do início da Copa, torneio este que antes era visto neste espaço como uma verdadeira maldição, agora nem tanto, não por eu ter mudado minha concepção, apenas considero que essa parada será benéfica para que o São Paulo volte a se reencontrar, já que custo a acreditar que nesses quarentas dias parados as coisas possam piorar para nosso lado.