quinta-feira, 31 de março de 2011

Do Céu Ao Inferno Coral

Depois de um final de semana sensacional para o torcedor são paulino, que irradiava felicidade com a vitória, a quebra do tabu, e o centésimo gol de Rogério Ceni, tudo isso frente a corja imunda sem estádio; e um começo de semana fantástico, com a festa de apresentação de Luis Fabiano à torcida, em um Morumbi lotado e novamente repleto de bandeiras, eis que nossa estada no paraíso chegou ao fim, e voltamos a frequentar a região do lado negro da força.
Na partida de ida em confronto válido pela segunda fase da Copa do Brasil, fomos até Pernambuco enfrentar a equipe do Santa Cruz e sua fanática torcida no estádio do Arruda, e lá conhecemos o inferno coral. Mesmo definhando na quarta divisão do futebol nacional, nosso adversário tricolor não permitiu que o São Paulo jogasse, fizemos disparado nossa pior partida na temporada, e voltamos para a capital paulista com uma derrota pelo placar mínimo.
Foi dureza assistir o jogo, que futebol medonho praticamos na noite de ontem, mesmo jogando metade do segundo tempo com um jogador a mais, absolutamente nada dava certo. Era o moribundo do Rodrigo Souto fazendo gol contra, o Rivaldo errando uma quantidade absurda de passes, o Lucas sucumbindo frente a forte marcação, o Rogério Ceni perdendo o controle devido a cera do adversário, e o Carpegiani insistindo em não definir logo um plantel titular.
Em apenas noventa minutos,o São Paulo conseguiu estragar uma semana que se apresentava perfeita, agora semana que vem, com todo o respeito ao Santa Cruz e sua torcida, seremos obrigados a jogar uma partida que não deveria nem existir, e o pior, em Barueri e no horário depois da novela. Não consigo imaginar uma precoce e vergonhosa eliminação são paulina na Copa do Brasil frente ao Santa Cruz, todavia imagino sim um jogo truncado e nervoso na próxima quarta-feira, portanto, é bom todos estarem preparados para novamente vivermos fortes emoções na cidade de Barueri.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Antológico


Rogério Ceni, segundos antes do gol que entrou para a posteridade.

Só agora, mais de dez horas depois do juíz ter apitado o final da partida em que Rogério Ceni fez de falta seu histórico centésimo gol, o segundo do São Paulo na vitória por 2x1 sobre a galinhada/gambazada, encerrando assim um tabu de quatro anos sem ganhar do maldito time da marginal sem número, é que a adrenalina parece ter sido expelida de dentro de mim, e me encontro em condições de tentar escrever algo sobre a memorável tarde de ontem.
Ao longo dos meus quase trinta anos de vida, pude vivenciar momentos maravilhosos dentro de estádios de futebol, momentos inesquecíveis que me proporcionaram uma felicidade intensa, profunda e verdadeira, que apenas o futebol é capaz de produzir. A última vez que algo do tipo tinha acontecido comigo (em menor escala se comparado com o ocorrido ontem), conforme relatado aqui, foi no jogo entre São Paulo e Santos, válido pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro do ano passado. Um embate emocionante, vencido pelo tricolor por 4x3, com o gol da vitória sendo marcado aos 48 do segundo tempo.
Ontem mais uma vez, o futebol me presenteou com um destes momentos para a posteridade. O gol número cem de Rogério Ceni, a vitória, e o fim da tabu, constituem um enredo tão perfeito, que estar presente no estádio, e poder de alguma forma fazer parte de um acontecimento de tamanho valor histórico, é algo inestimável, que me enche de orgulho, e me faz sentir um torcedor privilegiado. A maneira como o jogo se sucedeu, com três expulsões, pressão adversária no final, confusões generalizadas, e seis longos minutos de acréscimos, colaboraram para transformar a partida em algo ainda mais grandioso, para nós são paulinos. Acho que eu poderia permanecer o resto dos meus dias naquela arquibancada, tamanha era a felicidade e o estado de euforia em que eu me encontrava devido a vitória e todos os seus significados, era um momento mágico e antológico, daqueles que fazem o futebol valer muito a pena.
Em meio a tantas situações negativas que cercam o mundo do futebol, contribuindo cada vez mais para o distanciamento e o desinteresse do torcedor por um esporte tão apaixonante, é fundamental que dentro de campo ainda exista um atleta como Rogério Ceni. Apenas jogadores com as características do nosso mítico goleiro artilheiro: fiel, apaixonado, e dedicado ao extremo (algo em extinção no futebol), é que conseguirão fazer os torcedores não se sentirem tão desprezados, e mal representados dentro de campo. Para nossa sorte, um desses últimos ícones do futebol, veste a camisa número um do nosso time, e com ele sabemos que podemos contar, seja defendendo nossa meta, seja fazendo mais um gol lá na frente, e eternizando-se como uma lenda do futebol mundial.



quinta-feira, 24 de março de 2011

É Domingo!!

Após sete rodadas sem perder, ontem na cidade de Jundiaí, a equipe do Paulista derrotou o São Paulo pelo placar de 3x2. Foi uma vitória justa, embora o time do interior não tenha dominado a partida, ele se mostrou muito mais competente que seu adversário no quesito pontaria. Enquanto nosso time criava, criava, e desperdiçava oportunidades claras de gol, o Paulista com a contribuição de Rogério Ceni, ia metendo bola para dentro do gol, e jogando o São Paulo para a terceira posição na tabela.
Definitivamente não fizemos uma boa partida, todos os setores do time cometeram erros, absolutamente ninguém se salvou na noite de ontem, e o acúmulo de erros foi fatal. Se há algo de positivo que possa ser extraído dessa derrota, talvez seja o fato dela poder servir para que determinados jogadores, consigam abrir os olhos, digo isso porque alguns dias atrás, quando terminávamos mais uma rodada na liderança do campeonato, alguns jogadores (em especial o Jean) começaram a afirmar que o São Paulo estava em nível acima em comparação com seus rivais. Uma grande bobagem, que não condiz com a realidade, e que pode acabar provocando um relaxamento, visto os mesmos terem uma idéia equivocada, de uma superioridade que não existe.
Tudo o que não precisamos, na véspera de um clássico contra o time que vendeu sua alma ( se é que ainda resta algum resquício de alma nessa corja) à CBF e à Rede Globo, é de um falso favoritismo, sobretudo quando criado pelo nosso lado. Domingo temos que entrar em campo, sabendo exatamente quais são nossas possibilidades e nossos limites, mas principalmente, tendo a exata noção de quem estará do outro lado do gramado: um time maldito, presidido por um vigarista que se aliou ao que há de mais sujo e podre no futebol brasileiro, com o claro objetivo de prejudicar o São Paulo sempre que for possível. Portanto são paulinos, domingo é dia de voltar a enxotar curintianinhos.

quarta-feira, 23 de março de 2011

A "Tabela" E Suas Consequências

Em conjunto com a Rede Globo, a CBF divulgou na tarde de ontem, aquilo que ela classifica como a tabela detalhada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Analisando a famigerada tabela, percebemos que o processo de escrotização do futebol brasileiro, chefiado pelo filho da puta do Ricardo Teixeira, e pela maldita emissora câncer, contando com o inestimável apoio de alguns desprezíveis presidentes de clubes, em especial o pilantra do Andrés Sanchez, segue a todo vapor.
Quando a gente pensa que a cartolagem chegou no limite da putaria, com jogos no meio da semana no ofensivo horário das 21:50, obrigando os malucos que encaram um jogo nesta hora da noite, a chegar em suas casas na madrugada do dia seguinte, eis que agora somos brindados com partidas de futebol, sendo disputadas nas noites de sábado às 21:00 horas. Uma decisão esdrúxula, que tem o claro objetivo de afastar ainda mais os torcedores dos estádios, visto que ela privilegia apenas os espectadores de sofá, e seus pacotes de pay per view.
Foi difícil, confesso que meu estômago chegou a embrulhar, mas consegui concluir minha análise da tabela, e encontrar outras bizarrices. Como diz o ditado: "Desgraça pouca é bobagem", eis que na tabela me deparo com algumas observações absurdas, dizendo que determinadas partidas serão remarcadas futuramente, devido a realização dos V Jogos Mundiais Militares no estado do Rio de Janeiro, mais precisamente no Engenhão (dá para acreditar? ); e que outras datas serão modificadas, por causa da participação da maldita Seleção Brasileira na Copa América. Resumindo, mesmo com a tabela detalhada em mãos, nós torcedores, temos poucas garantias e certezas, uma vez que ela é cheia de asteriscos e ressalvas.
Em particular para nós, são paulinos, a tabela apresenta-se ainda mais cruel. Em comparação com o time da marginal sem número, teremos apenas quatro jogos aos domingos às 16:00 horas, contra treze dos lambe cú da CBF e da Globo; jogos ao vivo para a Tv aberta, quatro do São Paulo e catorze dos gambás, até o decadente time de verde da Barra Funda, terá mais jogos transmitidos que a gente, doze no total. Isso sem contar os jogos no meio de semana após a novela, não contabilizados aqui, pois minha indignação não me permitiu continuar com as comparações com os rivais.
O que me revolta nisso tudo, não é o fato de não poder acompanhar os jogos do meu time pela televisão, quero que a televisão se foda, eu frequento estádios de futebol, não fico com a bunda no sofá, portanto, isso pouco me afeta. A questão é que esse reduzido número de jogos ao vivo, em conjunto com o excessivo número de jogos nos piores horários, é sem dúvida alguma, uma retaliação ao posicionamento do São Paulo na questão envolvendo o Clube dos Treze e os direitos de transmissão. Uma retaliação que nos afeta financeiramente, pois nossos patrocinadores terão menos exposição, e a quantidade de público nos horários menos nobres, costuma ser sempre menor; conclusão...?

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dupla Missão Cumprida

A suada vitória sobre a aberração do Grêmio "Itinerante" Prudente, outrora também conhecido como Barueri, foi positiva em dois sentidos. Primeiro, porque o triunfo conquistado na fronteira com o Mato Grosso do Sul, possibilitou ao São Paulo voltar a liderança do campeonato, tendo agora apenas o time do mundialito, dividindo o primeiro lugar conosco; segundo, porque com sua nova derrota, o Prudente consolida ainda mais sua condição de lanterna, caminhando a passos largos rumo à segunda divisão, e futuramente ao completo esquecimento e ostracismo.
Não adianta, por mais que eu tente ignorar a existência destes malditos times itinerantes, que abandonam suas respectivas torcidas e cidades de origem, se transferindo para qualquer outra localidade em busca de dinheiro, eu não consigo. Sim, pois uma das maiores pragas do tão propalado futebol moderno, são estes pseudo times de empresários, portanto, todas as vezes que tivermos de enfrentá-los, a vitória é mais do que uma obrigação, pois além da necessidade de somarmos os três pontos em disputa, é necessário darmos nossa ajuda em prol do futebol, contribuindo para eles serem rebaixados, sendo seus lugares ocupados por times de verdade, com história, tradição e torcida.
Diferente do que eu imaginava, o jogo não foi nada fácil, o primeiro tempo foi de doer, quase servindo como um sonífero, ainda mais com o narrador insisitindo em ficar falando do tamanho da lua que era vista no céu de Presidente Prudente. O segundo tempo foi um pouco melhor, mas parecia que teria o mesmo final do primeiro, pois a bola insistia em não entrar, e o juíz começava a aprontar das suas, eis que para recolar as coisas em seus devido lugares, Henrique sai do banco e faz o gol da vitória, nos devolvendo a liderança, e afundando de vez a vida daquelas, que muito provavelmente nunca mais será nosso adversário.

quarta-feira, 16 de março de 2011

A "Tabela"

Depois de muita enrolação, a merda da CBF finalmente decidiu divulgar a xerox da tabela feita em papel de pão do Campeonato Brasileiro deste ano. Aguardo sempre com muita ansiedade a publicação da tabela do Brasileirão, uma vez que planejo meus compromissos de acordo com as datas dos jogos do São Paulo, sempre tomando o devido cuidado, para que meus afazeres não me atrapalhem e impeçam de eu estar presente em jogos onde somos mandantes, e até em alguns jogos que somos visitantes, portanto, é fundamental saber com uma boa antecedência, quando, onde, e em que horário serão disputadas as partidas, seja para já ir convencendo a namorada; comprando passagens antecipadas mais baratas; ou mesmo bolando uma maneira de faltar no trabalho, sem queimar o filme com a chefia.
Em suma, preciso de tempo hábil para tornar tudo viável e o menos conflitante possível, mas aí quando olho para aquilo que a CBF classifica de tabela (básica), e no campo referente ao horário dos jogos encontro tudo em branco, no campo da data dos jogos vejo jogos (in)definidos como Sáb/Dom, e Qua/Qui, percebo que a mesma só serve para ser criticada, nada além disso. Em anexo ao xerocão, a CBF diz que a tabela (detalhada), com a definição dos horários e dos dias das partidas, será publicada até o dia 22 de Março, e que isto, paro meu completo desespero, será feito em conjunto com a maldita Rede Globo de Televisão.
Percebam a filha da putice, a emissora que semana passada veio a público manifestar sua opinião em relação aos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro dos próximos três anos, e falava em "respeito ao torcedor", mas que prioriza sua programação alienante em detrimento ao futebol, impondo o ofensivo horário das 21:50 para a realização de inúmeros jogos no meio da semana, privando inúmeros torcedores de acompanharem seus respectivos times, visto que os jogos acabam na madrugada do dia seguinte, estará mais uma vez à frente da elaboração da tabela do campeonato mais importante do Brasil.
Deste modo, é bom todos nós já irmos nos preparando para mais uma vez presenciarmos a tabela sendo jogada no lixo, e nos tornarmos vítimas dela. Conhecemos muito bem a índole dos desgraçados que estão no comando da situação, portanto, é óbvio que partidas serão canceladas e remarcadas para uma data e um horário ainda mais absurdo, ora porque uma porcaria de uma novela tem que ir ao ar, ora porque os gênios marcam dois clássicos na capital paulista no mesmo dia e horário, sendo que eles mesmos determinam que isso é inviável, assim sendo, não há pré-programação que resista.

terça-feira, 15 de março de 2011

Perspectivas Favoráveis

Logo no começo do ano, quando eu me punha a analisar as possibilidades e os limites do São Paulo, tanto do time quanto do clube, eu via nosso tricolor envolto em um cenário nada animador. O time para a nova temporada, era praticamente o mesmo, que meses atrás, fizera uma campanha ridícula no Campeonato Brasileiro, com o agravante de que para este ano que começava, tinhamos perdido nosso melhor atacante (Ricardo Oliveira), voltava para o time alguns refugos (Mazola e Marcelinho Paraíba), e uma única contratação havia sido feita (Juan). O clube, comandado com mão de ferro por Juvenal Juvêncio, estava prestes a sofrer o maior golpe político de sua história, com o seu presidente articulando nos bastidores, uma mudança estatutária que lhe daria direito a um ilegítimo terçeiro mandato.
Com o passar dos dias e das rodadas, todas as minhas impressões negativas se confirmavam. O time em um determinado momento do Campeonato Paulista, acumulava três derrotas em apenas sete rodadas disputadas, e mesmo nas partidas em que saíamos vencedores, o futebol praticado não empolgava nem convencia ninguém. Já no âmbito político, contando com o aval e o consentimento da grande maioria dos conselheiros, Juvenal mediante um ato déspota, passou por cima do estatuto do clube, e conseguiu colocar em prática, o golpe que lhe permitirá ficar mais três longos anos no poder, mandando e desmandando no clube.
Hoje, passadas treze rodadas do Paulistão, podemos perceber que aos poucos, o São Paulo vai conseguindo mudar os rumos de uma trajetória, que parecia estar fadada ao fracasso. Politicamente as coisas ainda continuam mal, pois embora Juvenal tenha se comportado de maneira exemplar, ao peitar a CBF e a Rede Globo na defesa dos interesses do Clube dos 13, é bom deixar bem claro que nosso clube caminha na contramão da história, pois enquanto nosso presidente se perpetua no poder, outros clubes já percebendo o quanto isso é perigoso, começam a limitar e diminuir o tempo de mandato de seus dirigentes.
Dentro de campo porém, as coisas começam a se acertar, embora Carpegiani diga que apenas Rogério Ceni e Lucas tem lugar garantido na equipe titular, hoje já conseguimos enxergar com uma boa nitídez, uns 70% do time titular. Time este, que vem evoluindo seu futebol ao longo das rodadas, e que tende a melhorar ainda mais, uma vez que com o tempo, o bom trabalho de nosso treinador, começará cada vez mais a surtir efeito dentro das quatro linhas, principalmente quando Luis Fabiano já estiver recuperado da lesão, e apto a fazer sua reestréia pelo time, e o zagueiro Coates for liberado pelo Nacional, trazendo de volta ao Morumbi, toda aquela aura uruguaia que no tricolor se manifesta na sua plenitude.
E no mínimo curioso, e ai eu já não sei se Juvenal está com peso na consciência, ou adotando uma política nos moldes do pão e circo, mas após ele efetuar o golpe, o velho resolveu tirar o escorpião do bolso, e reforçar a equipe. Evidente que nada justifica ou ameniza, os atos do novo tirano do Morumbi, e ainda não temos idéia dos rumos que o São Paulo tomará politicamente, e quais serão seus efeitos dentro de campo, todavia, por mais incrível que possa parecer, ao menos hoje, as perspectivas são muito favoráveis ao São Paulo, com um time que vem evoluindo e se reforçando. Tomara que amanhã, Juvenal consiga conter todo o seu ímpeto centralizador, e não acabe atrapalhando o time, e colocando tudo a perder.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Primeiro Lugar

A vitória sobre o frágil time do Ituano no Morumbi, em mais um jogo no pornográfico horário das 21:50 (obrigado Rede Globo e FPF), colocou o São Paulo na liderança do Campeonato Paulista. Mesmo que o primeiro lugar na tábua de classificação, se estabeleça mediante os critérios de desempate, uma vez que Corinthians, Santos e Palmeiras, possuem os mesmos vinte e cinco pontos que o tricolor paulista, é louvável o fato de depois de tanto tempo, nosso time conseguir liderar um campeonato.
Isto não significa, todavia, que tudo está na mais perfeita e completa harmonia, pois puxando na memória os doze jogos de nossa campanha no campeonato estadual, não consigo me recordar de nenhuma grande atuação do nosso time. O que vejo, são apenas pequenos bons momentos em determinadas partidas, porém nada de tão empolgante assim, e que englobasse a totalidade dos noventa minutos.
Em um torneio, onde a esmagadora maioria dos participantes são dignos de pena, não conseguir fazer ao menos uma grande partida, demonstra que nosso treinador ainda tem muito o que fazer, no sentido de capacitar o São Paulo na busca de apresentações mais qualificadas e convincentes. Contudo, devo reconhecer que Carpegiani, vem trabalhando com muita seriedade e dedicação, principalmente por suas corretas atitudes em relação aos folgados do Dagoberto e do Alex Silva, e por toda sua honestidade ao reconhecer e admitir que tanto o time quanto o seu trabalho, ainda tem muito o que melhorar.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Anacleto, São Paulo 2x0


A última vez que o São Paulo havia enfrentado a equipe do São Caetano, jogando no estádio Anacleto Campanella, tinha sido em partida válida pelo Campeonato Paulista de 2007. Naquele dia, perdemos o jogo por 1x0, um resultado de certo modo normal, pois naquela época era dureza enfrentar a equipe do ABC Paulista, onde quer que fosse disputada a peleja, os confrontos contra o Azulão eram equilibradíssimos.
Com o passar do tempo, sobretudo após a morte de Luiz Tortorello, o prefeito da cidade que dava um imenso suporte financeiro ao clube, o time do São Caetano perdeu muito da sua força. Prova disto, é que hoje o time a anos morga na segunda divisão, sem perspectiva alguma de acesso, e o mesmo já não consegue mais fazer frente aos grandes clubes da capital, vide o jogo de sábado passado.
Mesmo com um time repleto de desfalques, atuando com vários jogadores reservas, e com o parco entrosamento oriundo de apenas uma semana de treinamentos, esse remendado time do São Paulo, não teve muita dificuldade em conquistar uma vitória por 2x0. Não foi uma partida de futebol vistoso, dadas as circunstâncias nem poderia ser, fizemos quase que de maneira protocolar, exatamente aquilo que era necessário, para garantir o que de fato importava naquela noite de sábado de carnaval, mais três pontos na tabela de classificação.