segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Resta um


Se ainda existe algo de positivo a ser escrito sobre a participação do São Paulo neste Campeonato Brasileiro, com certeza absoluta é o fato dela estar muito próxima do fim. Apenas mais um jogo e estaremos livres (ao menos temporariamente), da obrigação de acompanhar jogos e derrotas ridículas como a de ontem a tarde no estádio municipal.
O mais irônico nisso tudo é que o ano irá terminar da mesma forma como começou. Explico, visto que só agora os notáveis que elaboraram a tabela do Campeonato Brasileiro, perceberam a burrice que fizeram ao marcar para a última rodada dois clássicos na capital paulista, a partida entre São Paulo e Santos que deveria ser disputa no Morumbi foi transferida para Mogi Mirim.
Foi exatamente nesta cidade do interior que o São Paulo fez seu primeiro jogo no ano. Contudo dez meses atrás, quando fazíamos nossa estreia no Paulistão, mesmo sabendo que o time tinha uma série de limitações, tinhamos a esperança de que com o tempo o time fosse se entrosar e adquirir um padrão de jogo minimamente aceitável. Dez meses se passaram, e hoje restando apenas um jogo para o fim da temporada nos sobrou apenas uma certeza, a de que esse time do São Paulo não passa de uma grande piada.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Pacaembu, domingo 17:00 horas

2011 tem sido um ano terrível para São Paulo e Palmeiras. Ao longo de toda a temporada ambas equipes praticaram um futebol precário, sendo meros coadjuvantes nas competições que disputaram e ainda disputam, proporcionando apenas desgosto aos seus torcedores. Fora de campo as coisas também não caminham nada bem, podemos facilmente enumerar uma série de ações desastrosas de dirigentes de merda que mais atrapalham do que ajudam as respectivas instituições que comandam.
Não que eu esteja preocupado com os problemas do outro lado do muro (que são mais crônicos que os nossos, reflexo disso é que os caras só conseguiram se livrar do fantasma do rebaixamento na rodada passada), na verdade eu quero mais é que eles se fodam, que as coisas fiquem cada vez mais tensas e difíceis pelos lados da turiaçu. No entanto o São Paulo também não tem muito o que comemorar, assim o Choque-Rei de domingo transformou-se numa disputa entre duas agremiações em baixa, que não conseguem mais serem protagonistas de nada.
Independente da atual situação de cada equipe, São Paulo e Palmeiras provavelmente farão um bom jogo. Ao menos é isso o que eu espero, que o Pacaembu seja palco de mais uma memorável batalha envolvendo estes dois times. Sim, pois mesmo que as duas equipes sejam compostas em sua maioria por um bando de pulhas, a rivalidade e a história que nos opõem e nos fazem inimigos, ainda é capaz de proporcionar um cenário favorável para uma grande partida.
Do São Paulo não exijo espetáculo ou goleada, espero apenas que o time faça uma partida digna, que os jogadores compreendam o que significa um confronto contra o porco e entrem em campo dispostos e empenhados em honrar a camisa que vestem. Quem sabe assim, lutando até o fim por uma vitória contra um histórico rival, poderemos recuperar uma parte da confiança perdida há tempos e amenizar as dores ocasionadas por um campanha esquecível, repleta de pontos negativos.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mea culpa

São tantas as postagens ao longo do ano falando sobre futebol deficitário, derrotas vexatórias, jogadores inaptos, dirigentes picaretas e eliminações perturbadoras que no momento em que o São Paulo vence uma partida e consegue apresentar um futebol com alguma qualidade, eu encontro uma dificuldade enorme em elaborar um texto adequado a respeito da vitória de sábado por 3x1 contra o América Mineiro.
Acho que depois de ver tantos jogos ruins, depois de presenciar o São Paulo fazendo tanta merda dentro de campo, automaticamente eu acabei me condicionando a escrever apenas coisas negativas sobre o nosso time. Faz tanto tempo que eu não elogio uma apresentação do tricolor, que tentar fazer isto agora me causa até um certo estranhamento.
Não que o jogo tenha sido uma maravilha absoluta, mas sábado no Morumbi vi um São Paulo aplicado e disposto. Tabelas e triangulações eram articuladas com algum sucesso, lateral direito chegava na linha de fundo e fazia bons cruzamentos, atacante finalizava com perfeição e todas as investidas do adversário eram neutralizadas. Tudo parecia uma grande novidade, e meu cérebro até agora não conseguiu processar direito o que foi visto.
Acredito que serão necessários mais alguns jogos como este, para que pouco a pouco minha desconfiança comece a desaparecer e eu volte a me acostumar com um São Paulo que consegue se impor em campo. Somente quando isso tornar-se novamente a regra e não a exceção, é que conseguirei escrever um texto sobre um triunfo são paulino de forma natural e espontânea.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Roteiro conhecido

A arena da baixada definitivamente é um estádio amaldiçoado, e a maldição que recai sobre nós todas as vezes que lá pisamos parece que aumenta a cada confronto. Nosso retrospecto naquele campo é desastroso, e com a derrota de ontem por 1x0 o São Paulo atingiu a vexatória marca de 9 derrotas, 5 empates e 0 vitórias em 14 jogos disputados contra o Atlético Paranaense na casa dos caras.
Perder para o Atlético Paranaense em Curitiba já faz parte de um roteiro conhecido. Se nas oportunidades em que os desafiamos como visitantes com times qualificados e competitivos, historicamente sempre o São Paulo se deu mal, era natural e até esperado voltar para casa mais uma vez derrotado, principalmente com um time indecente como o que foi a campo ontem a noite, com tosqueiras como Xandão, Jean, Wellington, Casemiro, Carlinhos Paraíba, Cícero, William José e Fernandinho.
A questão no entanto não se resume apenas ao Atlético Paranaense e seu estádio. Este time do São Paulo se especializou ao longo deste ano em tomar sacode de tudo que é time, em tudo que é estádio e das mais diversas maneiras possíveis. Assim, alijado da disputa dos primeiros, segundos, terceiros... sétimos lugares na tabela, pelo segundo ano consecutivo teremos que nos conformar com uma campanha nojenta e ofensiva, passando as finais e decisivas rodadas do campeonato apenas cumprindo tabela e secando o rival monocromático.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Aleluia!

Depois de quase dois longos meses sem conseguir vencer uma mísera partida no Campeonato Brasileiro, eis que finalmente o São Paulo pôs fim a esta deprimente série de nove jogos sem vitória. O triunfo do tricolor por 2x0 sobre o atual lanterna da competição, quando analisado com um mínimo de critério demosntra que a vitória são paulina serviu apenas para acabar com essa zica que insistia em nos atormentar, nada além disso.
Confesso que não consigo compartilhar do mesmo otimismo e da mesma confiança de muitos torcedores, que após a vitória de sábado e a derrota de alguns times que estão posicionados na nossa frente na classificação, voltaram a se empolgar com a possibilidade da conquista de uma vaga para a Libertadores. Continuo cético quanto nossas chances de disputar a Libertadores ano que vem, e essa vitóriazinha contra o Avaí contribui bastante para que eu continue desconfiando do time.
A verdade é que novamente o São Paulo não jogou bem, não fosse algumas defesas milagrosas de Rogério Ceni e o Avaí um timinho um pouco menos sem vergonha ( e pensar que fomos eliminados por esses caras na Copa do Brasil, puta que pariu vai ser foda esquecer essa eliminação) certamente o rumo do jogo seria outro. Mas se passamos o ano inteiro jogando mal, não será agora que essas coisas que vestem nosso uniforme serão capazes de fazer alguma coisa de encher os olhos. Me contento que ao menos dessa vez, ao final dos noventas minutos o placar registrava nossa vitória- Aleluia!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sessão de horror 2012

Abaixo datas dos futuros vexames protagonizados pelo São Paulo no Campeonato Paulista 2012

22/01 São Paulo x Botafogo
25/01 Oeste x São Paulo
29/01 São Paulo x São Caetano
01/02 São Paulo x Guarani
05/02 Ponte Preta x São Paulo
08/02 São Paulo x Comercial
12/02 Small Club x São Paulo
18/02 São Paulo x Paulista
22/02 Bragantino x São Paulo
26/02 Portugues da Turiassu x São Paulo
29/02 São Paulo x Americana
04/03 XV Piracicaba x São Paulo
11/03 São Paulo x Portuguesa
18/03 São Paulo x Santos
25/03 Mirassol x São Paulo
28/03 São Paulo x Catanduvense
01/04 Ituano x São Paulo
08/04 São Paulo x Mogi Mirim
15/04 Linense x São Paulo

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Abaixo da crítica

Chegamos em Salvador para o jogo contra o Bahia vindo de uma terrível sequência de 8 jogos sem conquistar uma vitória. Voltamos para São Paulo ostentando a vergonhosa marca de 9, isso mesmo senhores, NOVE jogos sem conseguir vencer uma partida pelo Campeonato Brasileiro, número este que muito provavelmente chegará a 10 na próxima rodada.
Mesmo permitindo a vitória da equipe baiana por 4x3 após estarmos vencendo o jogo pelo placar de 3x1, confesso que a mais nova derrota são paulina já não me surpreende e  não me incomoda tanto, uma vez que resultados negativos já se tornaram uma rotina, algo natural. O que vimos sábado é exatamente o que vimos ao longo dos últimos dois meses, e possivelmente é o que teremos de ver até o fim deste campeonato.
Antes que este maldito ano acabe, ainda teremos o desgosto de acompanhar o São Paulo em mais cinco partidas. Não acredito que este time consiga obter mais do que cinco ou seis pontos, ficaremos lá pelo décimo lugar, fazendo novamente uma campanha esquecível e abaixo da crítica, daquelas para desmerecer toda a nossa história.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O desprazer de acompanhar o São Paulo



Dois meses atrás quando eu comprei as passagens para o Rio de Janeiro a fim de acompanhar a partida entre São Paulo e Vasco, minha expectativa era enorme. Imaginava que este seria o famoso jogo de seis pontos, um duelo de extrema importância para os dois times, com ambas agremiações na ponta do campeonato travando uma feroz disputa pelo título.
Não passava pela minha cabeça que o São Paulo chegaria em condições tão deploráveis para este confronto: mal posicionado, não jogando rigorasamente nada e sem perspectiva alguma. Confesso que pensei em ficar aqui mesmo no ABC e não ir, reconheço que parece loucura o fato de eu ter ido, afinal de contas assistir os jogos do São Paulo ultimamente tem sido um verdadeiro desprazer.
Entretanto o que me move é o amor que sinto pela nossa camisa, independente dos tranqueiras que as vestem, e na atualidade eles são muitos, diria que a maioria. Além do mais, este time do São Paulo que já me privou de flertar com qualquer possibilidade de alegria, não tinha o direito de me tirar a oportunidade de desfrutar durante todo o sábado e boa parte do domingo as belezas e os prazeres da cidade maravilhosa.
O final de semana no Rio foi memorável até o momento em que tive de me deslocar para São Januário. O jogo que numa primeira programação era para ser o ponto alto da viagem, dado o atual cenário de terror em que nos encontramos se transformou na parte esquecível da viagem. Novamente o São Paulo não fez nada de significativo dentro de campo, talvez eu até pudesse citar as defesas do goleiro Denis, mas nesta altura do campeonato e o que elas significaram em termos de liderança, não sei se elas foram tão importantes assim.