quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Modernidade Às Avessas

Vejam com atenção, a parte deste vídeo que versa sobre o estimado e cheio de mordomias Santo Paulo Bar, localizado no estádio do Morumbi, onde outrora existia a geral amarela.



Este é um vídeo que se propõe a tratar de um assunto relacionado diretamente com o futebol, mais exatamente sobre assistir uma partida de futebol dentro de um estádio. Em minha cabeça, quando tento imaginar como será, ou ao menos como deveria ser uma matéria abordando tal assunto, o que me vem a mente são imagens de arquibancadas habitadas por torcedores empenhados em empurrar seu time à vitória, de forma incondicional, independente do que à eles é oferecido.
Devemos lembrar porém, que infelizmente nos dias de hoje, dias do tão propalado futebol moderno, o esporte que um dia foi classificado como algo popular, gradativamente vai se transformando num ramo privilegiado da lucrativa indústria do entretenimento (como se o futebol fosse uma festa ou algo do tipo), portanto esperar por matérias sobre torcedores de futebol, da maneira que eu considero a mais adequada, está praticamente fora de cogitação. A tendência é que eu me depare cada vez mais, com matérias como a do vídeo acima, onde o torcedor é substituído por um consumidor em busca de satisfação garantida, sendo este um processo que ruma por um caminho sem volta.
Reparem que a matéria começa com o repórter perguntando, o que fazemos aos sábados a noite, se somos chegados num bar, ou o nosso negócio é o futebol. Imagens de baladas e bares são contrapostas as imagens de torcedores são paulinos nas cercanias do Morumbi. O mesmo repórter que fizera a pergunta inicial, a respeito de nossa preferência em relação ao que fazer num sábado a noite, encontra-se sentado em uma mesa de bar com sucos, refrigerantes, petiscos e lanchinhos à sua disposição, posteriormente nos indaga se achamos que sua escolha foi curtir a noite de sábado em um bar. Parece que sim, pois de fato ele se encontrava em um bar, mas ao mesmo tempo ele estava no Morumbi, mais precisamente no requintado Santo Paulo Bar, assim como muitos outros "torcedores", que comiam, bebiam, confraternizavam, e talvez assistiam ao jogo, mas não olhando diretamente para o gramado, mas sim por uma das várias televisões espalhadas pelo bar, como se aquilo fosse um privilégio ou um luxo, e não algo que beira o ridículo.
Foi-se o tempo em que estádios de futebol eram apenas estádios de futebol, hoje eles são arenas multiuso, onde muitas vezes o futebol é relegado à um segundo plano, também não são mais frequentados em sua maioria por verdadeiros obstinados. Não, hoje temos que dividir nosso sagrado espaço com o pai ansioso pela próxima porção de acepipes, com a mãe impaciente com as peraltices da prole, com a tia-avó preocupada com a chegado do bolo de aniversário do sobrinho, e com a molecada mais interessada no pebolim do que com o jogo do São Paulo.Espectadores de ocasião, que não estão acostumados com o futebol, e não sabem como se comportar numa partida de futebol.
Tudo isso acontece porque os incumbidos de dirigir nosso futebol, o enxerga como um grande negócio, todos estão de comum acordo que o torcedor hoje é um mero consumidor, que não tem direito a praticamente nada. Deste modo, tudo aquilo que um dia nos encantou, por trazer consigo traços que tornavam o futebol algo espontâneo, humano, com alma e do povo, rapidamente devido as atitudes equivocadas de nossos dirigentes, que se iludem com o falso brilho da modernidade, estão sendo substituídos por elementos e espaços que buscam levar à agora seus clientes conforto e sobriedade, segurança e intimidação.
Todo este novo conceito que permeia o mundo do futebol, logo se tornara um canto uníssono, e o esporte que tanto aprendemos a amar perderá muito de sua identidade e seu sentido.

3 comentários:

  1. se seu time nao tem estadio e nao tenta atender a todos os seus torcedores nao fale mal!

    existem torcedores q querem conforto e segurança e podem pagar por isso!

    e temos nós torcedores q vamos ao estádio pra gritar e se emocionar com o time! os estadios tem q atender todos os públicos!

    ResponderExcluir
  2. Tem que atender a todos sim, sem dúvida, o que me incomoda é a postura que a diretoria são paulina vem adotando ultimamente, que é a de privilegiar quem vai ao estádio para consumir, excluindo cada vez mais aqueles que vão "apenas" torcer.

    ResponderExcluir
  3. Deixa o povo ser feliz...rsrsrsrsrsrs
    Andrea

    ResponderExcluir