quinta-feira, 11 de junho de 2009

Aparências Enganadoras


No ano de 2007, São Paulo e Manchester United firmaram uma parceria no intuito de estabelecer uma troca de conhecimentos nas áreas de medicina e marketing esportivo. No caso, o São Paulo transmite aos ingleses toda a sua sapiência na recuperação clínica de atletas, e o clube inglês retribui nossa gentileza nos colocando a par de seus preceitos no que diz respeito a marketing esportivo.
Confesso que não consigo me convencer da existência de benefícios para o São Paulo nesta suposta troca, reconheço toda a capacidade do Reffis na recuperação de atletas, uma referência- contudo acreditar que o interesse do Manchester United resume-se exclusivamente ao aprendizado da metodologia clínica são paulina é muita inocência. Só não se trata de um típico exemplo do clássico ditado: " Para inglês ver", pois no caso, a parte iludida e enganada somos nós.
Do mesmo modo que as colônias de férias que determinados clubes europeus trazem para o Brasil, não tem o intuito de entreter nenhum garotinho, mas sim seduzir e selecionar quem demonstra alguma intimidade com a bola, esta aproximação entre São Paulo e Manchester United se assenta sob as mesmas bases, dada a aparência benéfica com que ela se apresenta num primeiro momento, mas que aos poucos vai revelando sua verdadeira faceta, suas verdadeiras intenções, onde perde-se muito e ganha-se muito pouco, melhor dizendo, quase nada.
Passada desapercebida pela grande mídia brasileira, recente notícia publicada pelo jornal inglês The Guardian, revelou que a saúde financeira dos times ingleses não vai nada bem. A soma das dívidas das vinte equipes participantes da primeira divisão chega a alarmantes 3.500.000.000,00 ( isso mesmo, três bilhões e quinhentos milhões... de euros), só nosso "parceirão" Manchester United deve 806,7 milhões de euros, dívida esta que convenhamos, administrável apenas sob à égide de falcatruas, ao melhor estilo Roman Abramovich- máfia russa.
Os valores das dívidas dos clubes ingleses, colocam em xeque todo um modelo de futebol e administração tido como moderno e bem sucedido. Exaltado como modelo à ser seguido, aos poucos o futebol na terra da rainha vai perdendo sua aparência que encanta e engana, mostrando sua verdadeira essência imoral, daí o nosso São Paulo só ter a perder ao praticar qualquer tipo de parceria com pessoas deste tipo. Ou alguém ai ainda vai dizer que há algo de positivo à ser aprendido com alguém que deve a bagatela de 806,7 milhões de euros????

Um comentário: