quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Miséria Do Futebol

Futebol dentro de campo é uma das coisas mais sensacionais que existe, poucos acontecimentos em minha vida podem ser tão prazerosos quanto estar na arquibancada junto dos amigos acompanhando uma partida de futebol. A angústia pela espera do gol salvador, a felicidade do triunfo sobre o rival, as provocações entre as torcidas e até mesmo a desolação pós derrota, fazem dos noventa minutos que envolvem um jogo uma experiência única e catártica.
Se dentro de campo o futebol ainda consegue manter intacta toda a sua aura de encantamento, quando saímos dos limites das quatro linhas constatamos que o nosso esporte tão amado, trilha por um caminho onde encontramos apenas falcatruas, corrupções, mentiras e fraudes. Longe de um estádio de futebol, quando os protagonistas da história passam a ser os cartolas, as únicas sensações que nós torcedores conseguimos sentir estão exclusivamente relacionadas com a vergonha e com o nojo.
Nos gabinetes, nas federações, nas confederações e nos tribunais esportivos, todas as decisões e iniciativas tomadas pela cartolagem são sempre elaboradas em detrimento ao futebol e aos torcedores, já que visam atender apenas as necessidades e os interesses próprios, ou de grupos e empresas que mantém uma relação predatória com o esporte. É o estatuto do torcedor que só nos impõem obrigações e deveres, não nos dando nenhum direito ou respaldo; é o monopólio de uma maldita rede de televisão que age de maneira inescrupulosa; é uma confederação que trabalha em prol de si mesma; é um bando de dirigentes de clubes que apresentam uma dificuldade enorme em fazer algo de benéfico para os clubes que administram.
Os exemplos não param por ai, dia após dia somos surpreendidos com atos que contribuem para que o futebol e nossos times caminhem rumo ao buraco. A mais nova investida contra nosso esporte favorito, que diz respeito a todo o imbróglio envolvendo CBF, Redes de Televisão, Taça das Bolinhas e Clube dos 13, ilustra muito bem isso. Não vou ficar verbalizando sobre mais essa picaretagem envolvendo as instituições acima citadas, pois trata-se de um assunto que já aborreceu todos os torcedores o suficiente. Contudo, é de se lamentar a falta de inteligência dos mandatários dos times do futebol brasileiro, pois ao invés deles se auto destruirem, em conjunto eles poderiam fazer frente àqueles que tanto prejudicam nosso futebol, todavia eles preferem se tornarem cúmplices dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário