terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Pedro Rocha (1942-2013)

"Foi em 1969. O Peñarol jogava contra o Estudiantes de La Plata. Rocha estava no centro do campo, de costas para a área adversária e com dois jogadores em cima, quando recebeu a bola de Matosas. Dominou-a com o pé direito, com a bola no pé se virou, enganchou-a por trás do outro pé e escapou da marcação de Echecopar e Taverna. Deu três passadas, deixou- a para Spencer e continuou correndo. Recebeu a devolução pelo alto, na meia lua da área. Matou a bola no peito, soltou-se de Madero e de Spadaro e disparou de voleio. O goleiro, Flores, não viu nem nada.
Pedro Rocha deslizava como cobra no pasto. Jogava com prazer, dava prazer: o prazer do jogo, o prazer do gol. Fazia o que queria com a bola, e ela acreditava totalmente nele."

Eduardo Galeano, em "Futebol ao Sol e à a Sombra" p. 147, Gol de Rocha.

3 comentários:

  1. Olá Michel;
    Mesmo sendo corinthiano só posso reverenciar esse gênio chamado Pedro Virgílio Rocha. Orgulho-me de tê-lo visto em ação por diversas vezes.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,
    Que inveja, você teve o privilégio de ver Pedro Rocha jogando. As vezes fico imaginando que época fantástica foi aquela, Pedro Rocha, Rivellino, Ademir da Guia e Pelé todos juntos, nossa...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michel.
      Aqui é o Roberto, o corinthiano, fui eu que escrevi a mensagem anterior. Tive o privilégio de assistir a todos esses gênios sim, e acrescente ainda a essa lista, Gérson, Garrincha, Jairzinho, Tostão, Nilton Santos, Didi, Carlos Alberto, Dirceu Lopes, Enéas, Roberto Dias, Clodoaldo, Piazza.... deve ter babado né Michel?.. um dia lhe conto.
      Abraços!!!

      Excluir