Adoro campeonatos disputados sob a fórmula de pontos corridos, o que não significa que eu seja um torcedor que deprecia os campeonatos onde as fases decisivas são jogadas em mata-mata, embora eu considere o critério de peso dois para os gols marcados fora de casa algo sem nexo, a emoção e a tensão oriundas de uma final de campeonato são únicas. O que mais me agrada nos campeonatos de turno e returno sem finais é a simplicidade e o fato das vitórias (aquilo que nós torcedores mais desejamos para nossos times) valerem muito, pois ao final de um número estabelecido de rodadas, levará o caneco o time que somar o maior número de pontos, que vencer mais.
Em um torneio marcado pelo forte equilíbrio como é o Campeonato Brasileiro, onde o campeão geralmente é definido na última rodada e por uma vantagem mínima de pontos, a importância de uma vitória torna-se ainda maior. Mediante todas essas dificuldades, qualquer vacilo poderá ser fatal para qualquer tipo de pretensão, seja na parte de cima, ou na parte de baixo da tabela, sobretudo quando pontos são perdidos dentro de casa, pois eles obrigatoriamente terão de ser recuperados jogando como visitante, o que nem sempre é possível.
Acumular pontos torna-se vital, e neste quesito o São Paulo está indo muito bem, visto que sábado frente a equipe do Grêmio, conquistamos nossa quarta vitória em quatro partidas disputadas. O que pode não estar muito bom em termos técnicos, já que nosso time ainda joga um futebol pouco convincente, está ótimo em termos de resultado, com a liderança isolada; contudo ainda não temos a menor condição de saber, se todos estes pontos acumulados, quando somados com todos os outros que ainda estão para serem disputados, serão decisivos para a glória do título, a sobrevivência na elite ou a conquista de alguma vaga em algum torneio, seja na sempre desejada Libertadores, ou na quase sempre desprezada Sul-americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário