quinta-feira, 16 de junho de 2011

Biblioteca Futebolística


Do mesmo modo que essa maluca  relação de amor que eu tenho com o futebol, me leva obrigatoriamente a estar presente quase que semanalmente em um estádio, sempre para acompanhar os jogos do nosso amado clube brasileiro, ela também me compeli a estar constantemente buscando algum livro sobre este assunto que me desperta tanto o interesse. Embora o número de publicações que trate deste tema, seja sobre algum aspecto em específico, ou sobre um panorama mais amplo tenha nos últimos anos aumentado consideravelmente, ainda há muitos tópicos que carecem de uma bibliografia mais extensa e outros que sequer foram explorados. Em contrapartida há verdadeiras preciosidades, livros muito bem escritos que conseguem registrar com maestria histórias maravilhosas, que estavam esquecidas ou eram desconhecidas.
De todos os livros que eu já li sobre o futebol, um dos que mais me marcou chama-se: Dias, A vida do maior jogador do São Paulo nos anos 1960, escrito por Fábio Matos. Será sobre este livro que irei tratar nesta que será a primeira, de uma série de postagens que pretendo fazer sobre livros de futebol. Minha idéia aqui não é fazer um resumo sobre o livro em questão, mas compartilhar com vocês o conhecimento que tenho de algumas obras que considero fundamentais, e indicá-las para uma posterior leitura a fim de tentarmos entender um determinado período, uma determinada época do futebol, algo de fundamental importância na nossa formação como torcedor.
Nas 184 páginas deste ótimo livro, Fábio Matos irá traçar a biografia de Roberto Dias, volante que posteriormente virou zagueiro e que vestiu a camisa do São Paulo de 1960 até 1973, jogando neste espaço de tempo um total de 523 partidas. Dias foi o maior expoente de uma época em que o São Paulo, abalado financeiramente devido a construção do Morumbi, vivia sem glórias e sem craques no time, amargurando aquele que foi o maior jejum de títulos da sua história, tempos estes vividos intensamente por Roberto Dias, o que fez dele um jogador admirado pelos são paulinos, símbolo de uma geração, não apenas por sua imensa técnica, mas principalmente por toda sua lealdade e dedicação.
No livro o autor irá discorrer sobre os diferentes momentos da vida de Roberto Dias: A infância humilde no bairro do Canindé, o começo como jogador do tricolor, o auge como profissional, a convocação da seleção brasileira, o declínio no fim da carreira, as diversas adversidades da vida pessoal (como os graves problemas de saúde, a dor da separação e a perda de familiares queridos) e o retorno ao Morumbi para recuperar sua vida. Uma obra primorosa, obrigatória para todos aqueles torcedores que ainda pecam por desconhecer quem foi Roberto Dias: um dos personagens, um dos craques mais importantes da história são paulina, que diferente de um zagueiro que saiu recentemente do clube, soube amar o São Paulo de verdade.

4 comentários:

  1. Bela iniciativa Michel....Tenha certeza que irei ler todos seus posts...

    Valeu

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo,
    Cara, tente ler o livro também, vale a pena.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa Toniato ! Gosto muito de livros sobre o São Paulo e seus craques.
    Ainda não li este, confesso.
    Valew pela dica.
    Abraços !
    Lina

    ResponderExcluir
  4. Lina,
    Você tem a obrigação de ler este livro, te garanto que você vai gostar, a história do Roberto Dias é comovente.
    Abraço

    ResponderExcluir