quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Retrocesso

Sempre tive uma série de restrições a respeito do programa de Sócio Torcedor do São Paulo, pois ao meu ver recebia-se muito pouco em troca do que pagávamos ao clube. Não que eu quisesse que o São Paulo me oferecesse mais brindes, prêmios, que realizasse mais promoções ou coisas do tipo, nada disso, minha crítica sempre partiu de minha insatisfação a respeito daquilo que mais me importa como um torcedor de futebol que anseia em acompanhar seu time de coração no estádio, a compra de ingressos.
Até 2009 a vantagem de ser Sócio Torcedor resumia-se em pagar metade do valor do ingresso para o setor de arquibancada azul (algo que minha carteirinha de estudante também me proporcionava) e ter a nossa disposição no Morumbi uma bilheteria exclusiva com uma meia dúzia de guichês. Enfim, nossas vantagens não eram tão atrativas assim, visto não existir nenhuma garantia concreta de aquisição de ingressos para os sócios, e termos como qualquer torcedor não associado de nos deslocarmos até o estádio para comprar um ingresso, isso em plena era do comércio eletrônico.
Este cenário começou a mudar em 2010 quando foi anunciado que todos os Sócios Torcedores teriam suas antigas carteirinhas trocadas por um cartão, sendo que o mesmo seria o nosso ingresso quando comprássemos nossas entradas para os jogos na tal bilheteria exclusiva, ou finalmente a partir de então, via internet. Confesso que foi uma melhoria significativa, pois mesmo com a obrigatoriedade do pagamento de uma taxa de conveniência de 10% quando o ingresso fosse comprado via internet, a comodidade de você ter uma bilheteria a sua disposição na tela do computador, livrando-se dessa forma daquelas típicas filas tumultuadas de porta de estádio, compensa e muito o valor pago a mais.
Faltava porém aquilo que tanto queria, a possibilidade de comprar de uma só vez ingressos para toda a temporada. No Campeonato de Brasileiro de 2010 o São Paulo finalmente começou a resolver parte desse problema, pois todos os Sócio Torcedores a partir de então  poderiam comprar por um preço justo e para vários setores do Morumbi,  pacotes com todos os ingressos para todos os jogos com mando do tricolor para o campeonato nacional daquele ano.
Em 2011 as coisas melhoram ainda mais. Logo no começo do ano já era possível comprar os pacotes com os ingressos para todos os jogos com mando do São Paulo para todas as competições que nosso time iria disputar no ano. Foi de longe a melhor compra que fiz o ano passado, a comodidade e principalmente, a paz de espírito de saber que meu lugar no Morumbi já estava garantido o ano inteiro configurava-se num sonho que depois de anos esperando tornava-se realidade.
Desde o final da semana passada eu aguardava com uma muita ansiedade notícias sobre as vendas dos pacotes de ingressos para a temporada de 2012. Assim que comunicaram o início das vendas, a ansiedade que tomava conta de mim transformou-se numa enorme decepção. Foi anunciado que estão disponíveis apenas os ingressos para os 10 primeiros jogos do São Paulo no Campeonato Paulista, nada além disso.
Porra, ingressos antecipados para jogos contra aquelas merdas de times do interior paulista, num Morumbi que certamente não terá mais do que 15 mil torcedores é uma piada de muito mal gosto. Na verdade é um grande retrocesso. Qual a dificuldade em disponibilizar logo de uma vez ingressos para todos os jogos de todas as competições? Por que não dar sequência em um projeto que funcionou maravilhosamente bem o ano passado? Por que a desistência em tentar fidelizar torcedores que estão dispostos a acompanhar o São Paulo independente da situação que ele se encontra?
São questionamentos bem simples e diretos, que muitos são paulinos gostariam de obter as respostas, que já foram devidamente encaminhados aos responsáveis pelo programa de Sócio Torcedor do São Paulo, mas que até o momento foram ignorados ou respondidos de maneira vaga e imprecisa. Não sei se daqui alguns dias, algumas semanas ou alguns meses outros pacotes de ingressos serão comercializados, ninguém dentro do clube tem resposta para esta pergunta. A verdade é que a merda já está feita e não estou disposto a fazer parte dela, comprarei meus ingressos para estes 10 joguinhos do Paulista de forma avulsa na bilheteria minutos antes de cada partida, ao menos assim ficarei com ingressos decentes para guardar na coleção.

ps. Iria escrever sobre o papelão dos moleques da base na copinha, mas não conseguiria fazer nada melhor do que este texto do Fabio do Creio em São PauloFC.

2 comentários:

  1. Muito bom o texto. Estou totalmente de acordo.

    Faltou o seguinte:
    Pacote para laranja ST: R$ 120,00 / 10jogos = 12,00
    Certamente os ingressos para paulista/12 na laranja serão R$20,00 meia R$10,00 (vide a estréia) com escessão do unico classico (sereias) que deve ser na pior das hipoteses R$40,00 / 20,00
    Portanto sendo estudante: 9jogos x R$10,00 = 90,00 + 20,00(classico) = R$110,00
    Mais barato que fechar o pacote. E convenhamos, quem vai a todos os jogos sabe que a chance de ficar sem ingresso para o paulistinha é quase zero.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme,
    Nem me apego a questão dos preços pois a diferença é muito pequena, na verdade nem me importo em pagar um pouco a mais. O que me incomoda de fato é a impossibilidade de comprar ingressos para toda a temporada devido as decisões equivocadas da nossa diretoria.
    Abraço

    ResponderExcluir