terça-feira, 4 de setembro de 2012

Um tributo à Bahia


Ao longo do tempo tive a oportunidade de acompanhar o São Paulo jogando em várias capitais brasileiras. Se ainda não vi um jogo em alguma cidade é porque em alguns estados os times são inexpressivos e o futebol é praticamente amador como por exemplo no Acre, Roraima e Mato Grosso, ou porque faz algum tempo que os times de determinados estados estão fora da primeira divisão como acontece no Pará, Brasília e Rio Grande do Norte.
A Bahia mesmo sendo um dos principais centros do futebol brasileiro e tendo constantemente ao menos um de seus dois principais times disputando a série A, por jamais ter feito parte das minhas viagens futebolísticas sempre foi a exceção dos exemplos acima. Nunca consegui assistir um jogo em Salvador, por mais que eu planejasse sempre aparecia um problema de última hora ou ocorria um conflito de datas que lamentavelmente me impedia de ver o São Paulo jogar na capital baiana.
No final de semana com tudo conspirando a favor finalmente pude conhecer Salvador, confesso que fiquei impressionado com o lugar e principalmente com as pessoas. Além de ser uma cidade riquíssima do ponto vista histórico e cultural, a hospitalidade dos soteropolitanos é algo fora do comum, sempre solicitos eles não se recusam em te oferecer ajuda e estão sempre dispostos a bater um bom papo, quase sempre começando ou terminando com futebol.
Nunca vi em nenhum outro lugar um povo tão apaixonado por futebol quanto o povo baiano, a cidade respira futebol. Para onde quer que você olhe haverá um sujeito com a camisa do Bahia ou do Vitória, a maioria dos comércios são decorados com bandeiras de um dos dois times e todos os lugares que frequentei havia um grupo de pessoas conversando sobre futebol e defendendo suas cores favoritas com um amor e uma devoção incrível.
É um negócio diferente do que acontece por aqui, lá além do envolvimento e do orgulho dos torcedores ser maior me parece que ele é também mais puro e verdadeiro, quando cheguei em Pituaçu isso ficou ainda mais evidente. Apoio total e irrestrito,  torcedores cantam pelo e para o Bahia, automaticamente me lembrei de alguns cantos proferidos por nossas organizadas e fiquei com inveja dos tricolores baianos.
Entramos em campo tendo que derrotar time e torcida, perdemos para os dois. O revés de 1x0 que fez o São Paulo voltar a se distanciar dos líderes da competição e a ficar novamente em desvantagem histórica contra o Bahia, fez também a festa explodir em Salvador. Uma vitória justa e uma comemoração enorme, que prova que os dois times da capital baiana e seus fanáticos torcedores merecem fazer parte dos campeonatos da primeira divisão.

10 comentários:

  1. Valeu Michel, venha sempre meu rei, a casa é sua.

    ResponderExcluir
  2. Quando fui pra Salvador em 2010, o Bahia estava liderando a Série B e a cidade já vivia a expectativa deles subirem. Bandeiras e camisas dos caras pra todo lado.

    Mas mesmo se estivessem na D, os caras são orgulhosos do time que tem, independente da posição e situação que estiverem. Falta esse sentimento em nossa torcida (e em algumas outras tb).

    Fonte Nova deve abrir ano que vem, eu acho. Lá, deverá ser mais foda ainda.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo
    Voltarei sim, a experiência foi demais.

    Rafael,
    A pegada lá é diferente, e se ficarmos comparando com o que temos aqui a gente morre de desgosto.

    ResponderExcluir
  4. Sou torcedor do Bahia e fiz uma viagem à Europa no início do ano. Deparei-me logo de cara no Hotel em Lisboa com um camarada com a camisa São Paulina. Eu, com meu inseparável manto tricolor azul, vermelho e branco, fui logo puxando prosa, pois tratava-se de um brasileiro.
    Ficamos amigos e, coincidentemente, participávamos da mesma excursão, com visitas a Espanha, França e outras localidades. Outra coincidência é que tanto ele quanto eu só levávamos como vestimenta pra viagem os mais variados uniformes de nossos times de coração.
    Desde então passei a admirar a paixão dos torcedores São Paulinos pelo seu clube, e vice-versa.

    ResponderExcluir
  5. Sou paulista, mas desde cedo passei a torcer pelo Baêa, fruto de umas férias em Salvador no ano de 1989, quando o Esporte Clube Bahia sagrou-se Bi-Campeão Brasileiro. De lá para cá não teve jeito... Minha família (toda ela Corinthiana) não se conforma até hoje com a minha escolha, mas amor e paixão não escolhemos, acontece... Tinha 2 anos e meio e segundo meus pais, ao ver a euforia dos torcedores baianos nas ruas fizeram, inclusive, expressar as minha primeiras palavras... B... A... H... I ÁÁÁÁÁÁÁ (disparando)... Enfim, o texto acima escrito é tão contagiante como ser torcedor do tricolor da Boa terra!!! Não perco um jogo do esquadrão em São Paulo e sempre que tem um jogo especial, me debando para Salvador para acompanhar o Baêa. Bora Baêa Minha Porra!!!

    ResponderExcluir
  6. Mano, sua história é bem parecida com a minha... Também sou paulista e torcedor do Bahia. Segundo meus pais me apaixonei pelo Bahia numa viagem que fizemos a Salvador quando tinha 6 anos em 1994. Chegamos em Salvador na véspera de um BA X VI que o Bahia sagrou-se campeão em cima do vicetória nos acréscimos, o famoso gol de Raudinei... Me envolvi de tal forma, gritei tanto... que até hoje sou torcedor do Bahia. Tenho simpatia pelo tricolor paulista, mas meu coração mesmo é BAÊA!!! BBMP

    ResponderExcluir
  7. Cal,
    Você entendeu errado, embora eu tenha ficado admirado com a maneira que vocês torcem eu não sou torcedor do Bahia.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela coluna.Poucos sabem reconhecer o valor de um adversário e nisso vc foi demais. Um gentleman e um grande apreciador de futebol. O São Paulo é um grande clube brasileiro de honra e tradição incontestáveis. Sempre quis que meu Baêa seguisse esse rumo. Admiro a inteligência da administração e a força do São Paulo, que representa tão bem o Brasil quando em torneios internacionais. Isso que é futebol: saber ganhar e saber perder. Quado vier nos avise porque com certeza teremos o prazer imenso de te dar de recordação uma camisa autografada por um jogador nosso, e conhecerá a, então já construída, Cidade Tricolor. Um forte abraço meu rei, e muito axé companheiro de futebol. Que o seu SPFC arrebente e chegue na ponta, pois dá tempo, e já vi o São Paulo tirar diferenças maiores. Vou seguir seu blog.

      Excluir
    2. Michel,

      O comentário que fiz faz referência ao post anterior do anônimo que tem história parecida com a minha. "Paulista e torcedor do Baêa" Claro, claro... que você é SPFC. Isso está claro! Abraço e saudações tricolores baianas e paulistas!!!

      Excluir
  8. Andre,
    Com certeza ano que vem quando o São Paulo jogar com vocês em Salvador eu estarei presente, afinal ainda tem muito lugar nessa cidade que eu preciso conhecer.
    Abraço

    Cal,
    Agora entendi o que vc quis dizer.
    Abraço

    ResponderExcluir