terça-feira, 7 de abril de 2009

Ser campeão paulista

Conquistar o título estadual nos dias de hoje já não possui mais a importância de outrora. Foi se o tempo em que ao final de uma temporada, você ostentar somente o título de campeão de seu estado significava que o seu dever estava cumprido.
Hoje o Campeonato Brasileiro já estabelecido como o torneio mais importante do país ( posição esta durante décadas ocupada pelos campeonatos estaduais), o surgimento da Copa do Brasil, um torneio de " tiro curto" e sua sedutora vaga à Libertadores oferecida ao campeão, e por fim o " descobrimento" dos clubes brasileiros a Libertadores e ao Mundial Interclubes após o bicampeonato são paulino em 1992-1993, relegaram os campeonatos estaduais dos grandes centros a um segundo plano, sendo nos dias atuais desprestiagiado por muitos jogadores, dirigentes e torcedores.
Mesmo com toda essa perda de relevância no cenário futebolístico atual, não me agrada muito a idéia de uma desclassificação são paulina frente a qualquer um de nossos dois maiores rivais neste quadrangular final. Sei que nosso time pouca questão fez de figurar entre os quatro classificados finais, mas já que o time obteve sua classificação, espero sim ser campeão paulista. Sei que futebol para esta conquista nosso time tem, portanto espero que a partir de agora brote em nossos jogadores a gana, a vontade de ser campeão, impedindo deste modo que porcos ou gambás levem a taça.
Evidente que prefiro mil vezes ser campeão da Libertadores à ser campeão Paulista, mas por favor, não me venham dizer que só conseguiremos ser campeões de um dos dois torneios em detrimento do outro, não, isso eu não aceito, e a história está aí para comprovar, vide os anos de 1992 e 2005, que mesmo sob contextos diferentes do atual, nos consagramos campeão estadual e sulamericano, através acima de tudo de um futebol praticado com vontade.

Um comentário: