quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A Copa Do Mundo E O Morumbi

Dada toda a polêmica causada pelas críticas do secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, onde o mesmo alegou que o Morumbi não tem condições mínimas de abrigar uma partida da Copa do Mundo de 2014, considero o momento oportuno para reproduzir uma postagem aqui publicada no dia 04 de Junho, a respeito de minhas impressões sobre as chances do Morumbi ser escolhido como o estádio paulista para a Copa do Mundo. Segue abaixo.

Por não ser um sujeito alienado, ter um grau de esclarecimento de certo modo suficiente, bem como não ter o mínimo interesse em obter qualquer tipo de vantagem ou favorecimento, sempre me posicionei de forma contrária à realização da Copa do Mundo no Brasil. Posicionamento este não compartilhado por grande parte dos mandatários do futebol e autoridades locais.
Para os mesmo a Copa do Mundo é uma oportunidade de ouro para colocar em prática um esquema que, através de métodos nada louváveis beneficiará um grupo muito grande e selecionado de pessoas em termos políticos e financeiros. E através da construção de novos estádios ( ou arenas como convencionou-se a dizer nos dias de hoje) este grupo encontra um campo propício à materialização de suas torpes ambições.
O evento máximo do futebol mundial na realidade será extremamente danoso ao bolso do contribuinte brasileiro, dado seu caráter predatório e de favorecimentos, assim como as exaltadas benesses oriundas do privilégio que é ser sede de uma Copa do Mundo, com o tempo mostrará sua verdadeira faceta; soma-se à isso o fato de o Brasil, como um país pobre que é, apresentar sérias limitações em termos de infra estrutura à realização da Copa. Por aqui tudo é muito precário e insuficiente, nossos estádios de futebol são um grande exemplo disso.
Me limitarei a falar apenas do estádio que melhor conheço, no caso, nosso querido Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. Um estádio que assim como os demais estádios tupiniquins, é bastante obsoleto, talvez um pouco menos que outros, mas que no compto geral está recheado de falhas e problemas, com as quais sempre me deparo cada vez que vou ao banheiro e as bilheterias do Morumbi, mas que para um abnegado como muitos de nós, não torna a ida aos estádios menos prazerosa.
Reconheço sim que muitas melhorias foram feitas no Morumbi, mas com o claro objetivo de aos poucos "qualificar" o público que frequenta estádios de futebol, substituindo através de preços proibitivos os indesejados (aqueles que tem pelo futebol, por seu time de coração "apenas" uma relação de amor) pela classe média; que ve o futebol como um espetáculo, como mais uma opção de entretenimento dentre as tantas que estão à sua disposição. Sei que o time precisa incrementar receitas e tudo mais, todavia esta nova dinâmica que se estabelece aos poucos trará prejuízos irremediáveis, como disse não agora, mas em médio e longo prazo, em especial pela perda de identidade com a massa, que contrastando com o novo público, não mede esforços para acompanhar seu time de coração.
Independente de todas as melhorias que o São Paulo se proponha a fazer em seu estádio, visando à adequação do mesmo às exigências da Fifa, necessitando na verdade para que isso talvez aconteça, uma grandiosa série de reformas, não apenas dentro do estádio, mas em seu entorno também, o que demandará uma quantidade enorme de dinheiro, um investimento que sinceramente eu não sei se o São Paulo terá lastro suficiente para bancar, mesmo com o apoio de eventuais parceiros, já que estamos falando em cifras significativas, algo na casa das centenas de milhões de reais, as chances do Morumbi não sediar o jogo de abertura da Copa, quiçá de ser um estádio utilizado na Copa é muito grande, visto que a construção de um novo estádio na cidade seria mais adequado ao pleno funcionamento de toda essa rede de falcatruas.
Caso o São Paulo insista nesta louca obsessão de ter o Morumbi como palco de abertura da Copa, que ele faça isso com responsabilidade, sabendo exatamente onde ele está se metendo, dimensionando com exatidão todas as perdas, e de tudo que ele terá de abrir mão (sim, falo da montagem de times competitivos e qualificados), a partir do momento em que ele começar a pagar a dívida (e os juros) que ele contraiu para a reforma de um estádio imposta por um bando de engravatados, que não tem a mínima idéia do que é amar um time de futebol.
Quem vencerá essa disputa eu não sei, o que sei é que para mim o Morumbi será sempre o melhor estádio do mundo, o estádio em que mais me sinto a vontade, o estádio onde muitos dos meus sonhos se tornaram realidade, mesmo sem o aval da Fifa.

4 comentários:

  1. Que se dane.Viva a classe média!A maldita.A que paga impostos para sustentar politico corrupto que depois compra o povão com dentaduras.Chega de nivelar por baixo.

    ResponderExcluir
  2. É para levar a sério este seu "comentário"???

    ResponderExcluir
  3. Concordo que o BR não tem condições de abrigar uma Copa, sou contrário devido ao imenso desperdício de dinheiro público que iremos presenciar (temos experiência nisso), mas vai abrigar, isso já foi decidido.
    Mas... ao contrário do que o texto previa...
    O Morumbi SERÁ o estádio de SP na Copa, já foi bancado pela prefeitura e pelo estado, não temos um plano B e o tempo é curto, já existem obras programadas e orçamento bilionário na região do estádio, não digo 100% de certeza, mas dificilmente será diferente.
    O Morumbi está MUITO perto de ser o estádio da abertura, porque? Pela força política e econômica de SP, principalmente se o atual governador for eleito o presidente este ano, pela derrota política do governador de Minas ao renunciar a disputa e pelo escândalo que eclodiu no DF envolvendo o seu governador, ou seja, os dois principais adversários de SP na disputa.
    Não concordo quando o texto dá a entender que na classe média não existem apaixonados pelo seu clube, ao contrário da "massa que não mede esforços para acompanhar o seu time", concordo que são públicos diferentes, mas é pura demagogia afirmar isso, pois paixão não se mede, e a chamada classe média (ou classe C), já se tornou a maioria da população brasileira recentemente.
    O fato do futebol ser encarado como diversão e entretenimento é correto, pois é exatamente o extremismo exacerbado que provoca brigas, xingamento e principalmente, a violência que afasta as famílias, mulheres e crianças dos estádios. O fato do sujeito que acompanha o time acreditar que tem "mais direito" de opinar sobre o time, xingar este ou aquele jogador também é fator de discussão e mais violência.
    Acho que o torcedor brasileiro não pode se acostumar com a baixo nível dos estádios brasileiros, pois além de torcedor, ele também é um consumidor, ele paga para frequentar o estádio e deveria exigir um serviço de melhor qualidade por aquilo que está pagando, desejar que o Morumbi continue para sempre como está é pensar para trás.

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo,
    Acredito que a paixão futebolística de alguém possa ser medida sim, basta observar o comportamento e o comprometimento que essa pessoa tem com o futebol, e isso não quer dizer que um torcedor mais fanático, que vive o futebol de uma maneira mais intensa, esteja obrigatoriamente propenso a provocar discussões e brigas.
    Torcedor de futebol não é um consumidor, na verdade ele é muito mais do que isso (pois nem sempre somos retribuidos por aquilo que oferecemos à nosso time, e mesmo assim continuamos com ele), e se a tendência é transformar torcedores em consumidores, caminhamos por uma estrada perigosa, pois amanhã ou depois muitos se acharão no direito de cobrar por aquilo que sabemos que é imposspivel de ser garantido.
    Não me oponho ao Morumbi oferecer melhorias à seus torcedores, o que me incomodo é acabar com uma parte da geral atrás do gol e construir um bar e uma academia, que abrigará pessoas que tem uma relação descartável com o futebol e o time.
    Abraço

    ResponderExcluir