quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A Dissonância Dos Números

No futebol, dentro de campo a matemática é bem simples, como é de conhecimento de todos nós, vitórias valem três pontos, empates um e derrotas absolutamente nenhum, zero. Uma equação tão básica quanto prática, sem mais variantes, que deixa bem claro o que um time perde ou ganha em termos de números-pontos dentro de campo, e que facilita e muito a vida de nós torcedores, quando nos propomos a fazer aquelas imaginosas projeções, onde tudo parece ser possível e alcançavel.
Esses números que se mostram tão exatos e precisos, ao abordar um aspecto mais cartesiano e sistemático do futebol, demonstram uma enorme fragilidade quando através deles, buscamos o entendimento da natureza humana mediante o futebol. Me refiro aqui ao reflexo que determinados resultados, determinados placares provocam em nós torcedores, uma vez que eles não condizem com o verdadeiro sentimento que se estabelece na mente do torcedor.
Quantas vezes nos pegamos comemorando muito mais um empate, que nos proporcionou apenas um ponto, do que uma vitória, que valeu três? Ou ainda, em quantas situações uma derrota doeu menos que aquele maldito empate, com o adversário fazendo o gol da igualdade nos minutos finais ou nos acréscimos? Acontece que todo esse universo de números, não consegue contemplar as circunstâncias nas quais estes placares-resultados se estabeleceram, nunca nenhum algarismo dará conta disso, dado que esta esfera específica do futebol carece de certa lógica e coerência, é uma parte do mesmo que beira a esquizofrenia.
O ápice dessa dissonância dos números, é atingida quando chegam os clássicos contra Palmeiras e Corinthians. São contra esses times que os números se mostram completamente irreais e inadequados, pois o impacto em nós torcedores de uma vitória, um empate ou uma derrota frente esses dois times, independente do contexto na qual a partida está inserida, nunca poderá ser medido através dos pontos ganhos ou perdidos, o sentimento vai muito além disso, ultrapassando os limites da matemática.
Domingo próximo é dia de clássico no Morumbi, teremos pela nossa frente aquele maldito time que atende pelo nome de Corinthians, um time que nós não vencemos já faz sete partidas, algo que incomoda, não apenas pelos pontos que deixamos pelo caminho durante esses embates, mas por tudo que significa perder uma partida para esses caras.
O momento é agora, não podemos deixar essa oportunidade escapar, o São Paulo precisa vencer para colocar aquele time em seu devido lugar. Nossa vitória trará três pontos que serão importantíssimos e muito bem vindos para o nosso bom caminhar no campeonato, contudo desproporcional ao tamanho da alegria que sentimos quando enxotamos aquela corja, e saímos vitoriosos de uma partida como essa.

5 comentários:

  1. vc nem atualizou isso ainda? PQP! podre esse blog

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo,

    Infelizemnte 24 horas por dia não são suficientes para fazermos tudo o que queremos, no tempo que queremos, contudo em meu tempo livre procuro fazer algo de produtivo, diferentemente de você, que se propõe em vir até aqui e fazer uma série de comentários estúpidos e imbecis, prontamente deletados, a exceção do primeiro, que continuará aqui para que todos comprovem a mediocridade de sua pessoa.

    ResponderExcluir
  5. Acabou com ele hein maninho...ahahahahahahah

    Andrea

    ResponderExcluir