sexta-feira, 10 de julho de 2009

Nuestra América

No intuito de tentar resolver um problema crônico em sua lateral direita, o São Paulo está prestes de acertar a contratação do jovem chileno Nelson Saavedra de vinte e um anos, junto ao minúsculo Palestino do Chile. Pouco se sabe a respeito de nosso provável novo contratado, apenas que o mesmo faz parte das seleções de base chilena, deste modo a incógnita se torna ainda maior. Resta à nós torcedores conter a ansiedade, não fazer por hora nenhum tipo de pré julgamento e apoiar o jogador quando estiver em campo.
O que mais me chama a atenção nessa nova contratação do São Paulo, não é o jogador em si, mas sim a escolha do clube em buscar opções ao time para além de nossas fronteiras, no caso em um de nossos vizinhos de América. Prática essa que a meu entender deveria ser mais explorada pelos clubes brasileiros.
O Brasil pouco provavelmente deixará de ser o maior celeiro do mundo, no que tange a revelações de grandes jogadores, todavia isso não exclui, e tampouco nos impede de bem próximos de nós, encontrarmos jogadores tão ou mais capacitados do que muitos que por nossas terras praticam o futebol.
Reconheço que hoje muitos clubes brasileiros recorrem aos talentos de nossos hermanos na composição de seus quadros. Nosso São Paulo em particular, hoje prestes a contar com apenas sua provável nova contratação chilena em suas fileiras, possui uma história muito bonita e rica ( isso não exclui por vezes eventuais pernas de pau) com jogadores estrangeiros, principalmente uruguaios. Contudo em comparação com os outros países da América do Sul, a contratação de jogadores da "América Espanhola" por clubes brasileiros ainda é algo muito tímido.
Não consigo diagnosticar os motivos exatos de tamanha resistência; se ela ocorre devido a questões culturais referentes a língua, preconceitos, desinteresse de nossos dirigentes, desinteresse dos jogadores em atuar no Brasil, ou qualquer outro tipo de inviabilidade. Não estou aqui defendendo a contratação em massa de atletas estrangeiros pelos times brasileiros, como se isso fosse resolver as deficiências de nossas equipes, considero apenas que esta seria apenas uma alternativa à nossos clubes frente a falta de pé de obra no mercado, e uma alternativa que a história nos mostra ser viável e de sucesso vide: Pedro Rocha, Dario Pereira, Poy, Sastre, Maldonado, Renganeschi, Lugano, Forlan... que Saavedra corrobore com tudo isto que acabo de dizer e venha fazer parte dessa lista, e não da lista de: Caraballi, Rondon, Isassi, Ameli, Sierra, Matossas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário