terça-feira, 25 de agosto de 2009

Era Uma Vez Um Estádio De Futebol

Segunda-feira dia vinte e quatro, Juvenal Juvêncio anunciava à todos que o São Paulo acabava de estabelecer uma nova parceria. O novo parceiro em questão, é uma badalada rede de academias chamada Cia Athletica, que instalará no anel inferior do Morumbi, mais precisamente atrás do gol do setor laranja, uma academia (!!!) com visão panorâmica para o gramado.
A previsão inicial é que a academia fique pronta entre Fevereiro e Março do ano que vem. Além dos tradicionais equipamentos presentes em uma academia, a pista de atletismo em volta do gramado será reformada e poderá ser usada pelos alunos. Nos dias de jogos, o local se transformará em um camarote, com o valor dos ingressos sendo equivalente ao valor das cadeiras cativas do estádio, sendo que a Cia Athletica terá direito a um determinado número de entradas, podendo distribuí-los à quem ela quiser, seja ele são paulino ou não, amante do futebol ou não.
Segundo palavras de Juvenal Juvêncio, irradiante no dia do anúncio da parceria: " A academia é uma coisa moderna para o estádio, algo higiênico, inovador, um plus nas arenas nossas que são arcaicas e obsoletas." Mais adiante o mesmo finaliza e sentencia: " Acabou esse conceito de que estádio é apenas um local para receber jogos nos fins de semana."
Confesso que não consigo compartilhar do mesmo pensamento de nosso presidente. Entendo perfeitamente que o clube necessita buscar todo um equilíbrio financeiro, todavia o método que o São Paulo adota nessa busca é elitista, reacionário e higienista; que além de desfigurar ainda mais nosso sagrado estádio, trará prejuízos irremediáveis ao torcedor e a tudo que o futebol representa na cultura popular brasileira, talvez nem hoje nem amanhã, mas em médio e longo prazo, em especial pela perda de identidade com a massa.
Não será esse público mais qualificado e abastado financeiramente, que o São Paulo tanto privilegia e se esforça em ter frequentando o Morumbi, que proporcionará ao clube um fôlego financeiro maior e mais saudável. Essas pessoas não hesitarão em abandonar o clube num momento de crise ou dificuldade maior, pois seu envolvimento e sua relação com o futebol não é uma relação de amor, mas sim uma relação descartável baseada em preceitos comerciais, onde os mesmos estão mais interessados em comer, beber, confraternizar, e agora malhar, do que com o que se passa dentro de campo.

14 comentários:

  1. Eu discordo totalmente do seu ponto de vista Michel. O que isso interfere o nos jogos? O Estádio deve, como há muito se faz em outros lugares, ser auto sustentável, fazendo com que são paulinos e moradores da região sejam beneficiados com uma infraestrutura de primeiro mundo. Não está se tirando lugar de outras pessoas para este investimento, e sim possibilitando uma gama maior de opções.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, não sei qual sua formação, mas procure se informar em relação a processos de gestão empresarial. Recomendo a você a leitura do livro "Estratégia do Oceano Azul". Talvez mude um pouco sua percepção sobre as coisas, até mesmo sobre futebol. O futebol é apenas mais uma fatia de tudo o que é afetado pelo crise economica, por uma má gestão pública, erros (ou má fé) dos governantes. E não pode ser responsabilizado por isto. A ação da diretoria não é elitista de forma alguma, apenas mais uma forma de levantar investimentos ao clube. Se quer pensar no massa, como você menciona, cobre do clube ações sociais. Temos a comunidade de Paraisópolis ali do lado. Quanto se paga hoje para assistir a uma sessão de cinema? Coloque o estacionamento do shopping, a pipoca, a entrada...e verás que é mais caro do que assistir a um jogo. E alguém reclama do preço? Não, pq vc é bem atendido, tem conforto. O que temos que cobrar da diretoria é sim investimento no estádio, lugares confortáveis, acesso, estacionamento...e aí sim se cobrar mais caro pelo ingresso. Isto não é uma ação elitista. Veja na Inglaterra, onde o futebol era uma guerra e como é o futebol hoje por lá.
    Se tem uma pessoa, ou uma equipe, que merece os parabéns por tudo que fez ao São Paulo, é o Sr. JJ e sua diretoria, pois além de fazerem nosso time campeão e competitivo, revolucionaram a forma de administra um clube de futebol. Não leio seus posts, mas aposto que aqui vc deveria criticá-lo verozmente, pedindo um meia, um atacante, etc, condenando a todos...e agora, na hora da arrancada, está feliz e batendo no peito que o campeão voltou...mas é assim, futebol é analisado com paixão mesmo. Ainda bem que temos os racionais de plantão.
    Abs,
    Guilherme - guillicasil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Pô Michel, também discordo completamente.

    Felizmente a diretoria entendeu que o estádio pode ser lucrativo em outros dias que não são quarta e domingo. Apoio completamente a loja, bar, livraria, academia e seus respectivos camarotes.

    Estão trocando lugares ruins para se ver os jogos (ou vai dizer que muita gente frequentava arquibancadas térreas atrás do gol?) por negócios lucrativos.

    Torcedores menos favorecidos financeiramente? As arquibancadas continuam aí!

    Ao contrário de você, vejo o estádio se tornando mais democrático com as alterações. Agora, quem tem muita grana pode pagar caro e ter um serviço diferenciado.

    Vejo com muitos bons olhos as modificações no Morumbi, tanto que "migrei" da arquibancada azul para o setor Visa (antiga vermelha). Pago só um pouquinho mais no ingresso e não preciso pegar fila.

    Parabéns pelo blog, cara!

    Abraços
    Rafa Barbosa

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm discordo, o São Paulo esta querendo que o Morumbi sejá lucravel todos os dias não somente nos dias de jogo. O Morumbi tem um puta espaço que não estava sendo utilisando direito e isso vei a calhar. Todos os estadios modermos são a sim, multi-espaço com varias redes de mercado e lase.

    ResponderExcluir
  5. Guilherme,
    Você citou a Inglaterra, indico então para você a leitura do texto: " O Esporte Que Vendeu Sua Alma" de Marcos Alvito que saiu na revista Piauí de Dezembro de 2007. Talvez você também mude um pouco sua percepção sobre as coisas.
    Se como você bem mencionou, não és um leitor dos meus posts, por favor, não tire conclusões precipitadas e equivocadas a meu respeito, não seja adepto de uma prática medíocre de criticar as pessoas.
    Abraço

    Rafa,
    Pode não parecer, mas compreendo perfeitamente seu ponto de vista, não compartilho do mesmo, mas respeito suas opiniões e conviccções.
    Apareça sempre por aqui, críticas e sugestões são sempre bem vindas, pois é através do dialogo que poderemos buscar um entendimento maior entre as pessoas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Michel,

    Sou torcedor do SPFC aqui do sul, mais precisamente Santa Catarina. Te digo isso por que apesar de estar distante posso te dizer uma coisa com segurança. Percebo que em quase todos os jogos (até em alguns clássicos) vejo o Morumbi vazio, sempre espaços enormes vazios, tanto no anel inferior como (e principalmente) no superior. Isso, além de me dar uma baita vergonha, me faz perceber que pode ser uma das razões pra nossa torcida não empurrar o time o jogo inteiro. Quando as pessoas estão mais aglutinadas, mais juntas, cria-se inevitávelmente um clima mais propício pra empurrar o time! O que eu quero dizer com isso é que o Morumbi precisa mesmo de iniciativas que, além de serem lucrativas e tornarem o estádio auto-sustentável, utilizem os espaços extremamente ociosos no nosso estádio gigante.

    Samuel

    samucaa@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. desculpe a grosseria, mas nao tem nada a ver essa sua linha de raciocinio.

    ResponderExcluir
  8. Discordo em algumas partes.
    Concordo com o fato dos torcedores sem amor ao clube e a tendência é essa mesmo.
    Porém, pelo tamanho do Morumbi, tem espaço para todos, para que um espaço como este na térrea que só vai alguém em finais (e olhe lá, depende da final) ficar às moscas?

    Os setores térreos está mais do que certo em lotear mesmo.
    O que me preocupa são as arquibancadas que não oferecem conforto nenhum e por exemplo no jogo contra os porco será o valor de R$40,00... Absurdo, tinha que no máximo custar 20 reais.
    Minha opinião...

    ResponderExcluir
  9. Michel
    Gostaria de conversar com voce a respeito do livro Conexão Uruguay, que lançarei em outubro. O livro conta parte da vida de Diego Lugano, Dario Pereyra, Pedro Rocha e Pablo Forlán, uruguaios que se tornaram ídolos do nosso time.
    O meu email é luisaugustosimon@gmail.com Por favor, entre em contato

    ResponderExcluir
  10. Quando parei para escrever esta postagem, sabia que iria me deparar com um número muito grande de pessoas contrárias ao meu pensamento.
    Nada que me cause espanto, pois sei que meu ponto de vista não deixa de ser de certo modo polêmico.
    Minha intenção aqui não é tentar convencer ninguém de nada, pois o que defendo não é uma verdade absoluta, são apenas impressões que tenho acerca de algo que significa muito em minha vida.
    E quando algo que faz tanto sentido em sua vida, começa a tomar feições com as quais você está em desacordo, algo precisa ser feito. Minha escolha foi escrever algo a respeito, numa tentativa pura e simplesmente de desabafar, nada além disso.
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  11. Michel, não tirei conclusões preciptadas não, até pq as opiniões sempre serão divergentes, e isto faz também a graça do futebol. Quando menciono o futebol inglês, não digo que deva ser copiado, mas sim que a massa não se afasta dos campos pelo simples preço dos ingressos. Em quase tudo, preço e qualidade são coisas que caminham paralelamente. Se o torcedor de massa quer exigir algo, então que compremos os carnês quando são lançados. Em geral, acho que vemos as coisas sempre como clientes, e esquecemos de avaliar as coisas do lado de lá...
    Guilherme.

    ResponderExcluir
  12. Guilherme,
    Você foi bem claro: " Não leio seus posts, mas aposto que aqui vc deveria criticá-lo verozmente, pedindo um meia, um atacante, etc, condenando a todos...e agora, na hora da arrancada, está feliz e batendo no peito que o campeão voltou...mas é assim, futebol é analisado com paixão mesmo. Ainda bem que temos os racionais de plantão."
    Desculpe cara, mas isto é sim um pré julgamento, vc tirou conclusões precipitadas sim a meu respeito.
    Mas tudo bem, não me importo com isso, sei que estou sujeito a ser interpretado de várias maneiras.
    Continuo não concordando com seu ponto de vista, veja só domingo no jogo contra o Palmeiras, os ingressos tiveram uma majoração em seu preço, o que nos será dado em troca a mais por isso? absolutamente nada
    Convenhamos, uma atitude impopular e oportunista.
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Michel, como você pode perceber, passarei a ler os posts. Tudo que se relaciona ao São Paulo e é feito com paixão, me interessa.
    Em relação ao jogo de domingo, concordo com vc, a situaçao é oportunista. Mas isto não é problema do futebol, mas sim do capitalismo...agora que não temos retorno pelos preços, isto é fato, e acho que isto sim deve ser cobrado da diretoria. Mas não vejo nossa massa com muito direito de cobrar...independente do preço, não temos colocado muita gente no estádio, e isto é histórico. Enfim, são pontos de vista.
    Vamos em frente e aguardo seu próximo post para novos debates.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  14. Beleza cara, seja sempre bem vindo, o debate é algo muito saudável.
    Espero ve-lo sempre por aqui.
    Até a próxima!

    ResponderExcluir