sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dez dias depois...



Desde nosso último jogo dia 27 de Maio contra o Bahia no Morumbi, até o jogo de quarta-feira contra o Internacional no Beira Rio, ficamos exatos dez longos dias sem futebol. Durante este período até pensei em escrever alguma coisa neste blog, evitando assim que ele ficasse abandonado, não consegui.
Mantive-me afastado e em silêncio primeiro porque sem o São Paulo em campo não há muito sobre o que escrever; segundo porque o noticário de futebol é desanimador e desmotivante. Diariamente nos deparamos com uma série de fatos que se configuram em verdadeiros atentados contra a essência e a natureza popular do futebol, convenhamos que escrever sobre isso não é nada fácil.
Diante deste cenário nenhum pouco favorável aos torcedores e ao próprio futebol, assim como a completa falta de perspectviva de transformar novamente nosso querido esporte naquilo o que um dia ele foi e representou, pode até parecer estranho e uma verdadeira maluquice eu ter dado início ontem em Porto Alegre a uma maratona futebolística. Contando com o embate de quarta-feira na capital gaúcha, emendarei onze jogos do São Paulo em sequência, número este que pode se transformar em treze dependendo das datas da final da Copa do Brasil e da classificação do São Paulo, e catorze se eu contar o jogo do domingo retrasado frente ao Bahia.
Ao que tudo indica, esta série de partidas será grandiosa e memorável somente no que diz respeito ao número de vezes seguidas que acompanharei o São Paulo nos estádios Brasil afora. Não me parece que dentro de campo, com a bola rolando o tricolor será capaz de me proporcionar qualquer tipo de lembrança positiva destes momentos. O que foi e principalmente, o que não foi visto no Beira Rio já é um indício de que as coisas dificilmente caminharão bem.
Podemos dizer que a derrota sob o ponto de vista do placar até que é compreensível, uma vez que perder de 1x0 fora de casa para um time grande e certamente um dos favoritos ao título é algo normal e corriqueiro. O que não dá para aceitar e acaba provocando uma profunda irritação na torcida é presenciar durante os noventa minutos um futebol desorganizado, sem criatividade e ineficiente.
Rodada após rodada o Campeonato Brasileiro vai destruindo a maquilagem criada ao longo do fraquíssimo Campeonato Paulista, e mostrando a verdadeira realidade na qual o São Paulo está inserido. Uma realidade frustrante e triste, que não permite a nenhum torcedor com um senso minimamente crítico ser otimista em relação as nossas chances nos dois campeonatos que disputamos. Contudo a maratona futebolística apenas começou, e ao menos a minha parte eu continuarei fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário