quinta-feira, 21 de março de 2013

Um pouco sobre o jogo em São Bernardo

Diferente do que acontece quando vamos até o ABC Paulista enfrentar o São Caetano, onde dada a inexistência da torcida do time local a condição de visitante praticamente inexiste, enfrentar o São Bernardo no histórico estádio Primeiro de Maio, local este onde no início da década de 80 eram realizadas as assembleias do movimento sindical dos metalúrgicos do ABC, comandadas pelo então líder do sindicato Lula, é ver a torcida do time mandante lotar o estádio e ter que se contentar com o pequeno espaço destinado aos torcedores do time visitante atrás de um dos gols. Mesmo que a torcida do São Bernardo não faça muito barulho, impressiona ver a quantidade de gente que eles conseguem levar para o estádio, principalmente por se tratar de uma equipe fundada em 2004 e que se encontra próximo da zona de rebaixamento.
O clima era de completa paz entre são paulinos e são bernardenses ou são bernardinos? (não sei qual a denominação correta), que se cruzavam constantemente tanto na entrada quanto na saída do jogo na maior tranquilidade, entretanto a polícia armou um desnecessário e exagerado esquema de guerra nas cercanias do estádio. Era rua interditada, bloqueio policial e barreiras para tudo quanto era lado, para conseguir chegar até a bilheteria e o portão de acesso da torcida tricolor fomos obrigados a dar uma volta gigantesca em tono do estádio, tudo porque na limitada e oca cabeça dos nossos exemplares e valorosos policiais militares, um convívio harmonioso entre os torcedores dos dois clubes parecia ser algo impossível.
Dentro do estádio me surpreendi com a ótima visão do campo de jogo, tudo graças a proximidade da arquibancada com o gramado. De lá vi um São Paulo com modificações em praticamente todos os setores da equipe, todas elas dentro da normalidade, aceitáveis e esperadas, sobretudo para um time em formação que busca a definição de seus onze titulares. O jogo em si não foi muito diferente dos últimos confrontos disputados pelo São Paulo no Campeonato Paulista- vitória apertada, falhas de marcação nas jogadas aéreas e desentrosamento; fato este que não é exclusividade do São Paulo e que deveria ser melhor compreendido por parte da imprensa e torcida. Quem sabe após a precisa declaração de Rogério ao final da partida, os imbecis de sempre nos deixem um pouco em paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário