Ao menos para mim, os jogos do São Paulo este ano tem sido redundantemente iguais, uma verdadeira ode ao futebol mal jogado e enfadonho. Dada toda a minha limitação em analisar o futebol taticamente, e por constantemente me deparar com uma enxurrada de notícias e opiniões, emitidas por aqueles que são considerados especialistas no assunto, totalmente contrárias ao que penso, me pergunto se esta minha percepção é errônea e equivocada.
Não considero o que penso uma verdade absoluta e irrefutável, pelo contrário, se me disponho a publicar através de um blog aquilo que penso sobre o futebol, e sobre meu time em especial, faço com a intenção de tentar promover um debate de idéias (o que frustrantemente não vem acontecendo da forma que eu gostaria, visto os pouquíssimos comentários que aqui são deixados, paciência), pois do contrário, eu deixaria todos esses textos guardados.
Na arquibancada no entanto, este e tantos outros assuntos relacionados ao futebol, são debatidos jogo a jogo espontaneamente e constantemente, e o que pude constatar, conversando com alguns habitués do cimentão do setor azul, é que meu pensamento é compartilhado por outros torcedores. Mesmo sendo algo em torno de uma dúzia de torcedores, é bom saber que nem todos aceitam algumas daquelas explicações infundadas, proferidas por jogadores, dirigentes, membros da comissão técnica e jornalistas, como uma verdade incontestável. Não consigo me convencer de que a equipe vem evoluindo(?) jogo após jogo; de que na hora em que for preciso, este time vai corresponder, como se tudo que foi disputado até agora não valesse absolutamente nada; de que após cinco vitórias consecutivas o time embalou; e de que estar na liderança do grupo na Libertadores, e figurar entre os quatro primeiros no Paulista, isenta a equipe de maiores críticas.
É verdade que esta minha postura, não faz mudar em nada aquilo que muitos torcedores pensam ou deixam de pensar a respeito do time, tampouco faz o mesmo sair da mesmice e transforma-o em uma agremiação mais competitiva. Contudo, não me iludir com um time, que depois de mais de dois meses desde seu primeiro jogo no ano, ainda não mostrou nenhum sinal concreto de evolução, me faz ter a consciência tranquila neste mar de hipocrisia que é o mundo do futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário