segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Final feliz

Décima sétima rodada do Campeonato Brasileiro, Náutico 3 x 0 São Paulo. Era a terceira derrota são paulina nos últimos três jogos, jogávamos um futebol sofrível e despencávamos na tabela. Mesmo com todo um segundo turno pela frente, o torcedor do São Paulo não tinha muitos motivos para nutrir qualquer tipo de esperança em relação a um futuro com algum sucesso, pois além da campanha ruim no Brasileirão somávamos eliminações constrangedoras no Paulista e na Copa do Brasil.
A situação era complicada, quando parecia que as coisas iam engrenar, que o time poderia emendar uma sequência de bons resultados logo tropeçávamos e pontos preciosos eram deixados pelo caminho. Para mim o São Paulo era carta fora do baralho, já dava como certo um oitavo ou no máximo um sétimo lugar na tabela. Tudo indicava que aquele seria mais um ano em que teríamos que nos contentar em novamente ser um mero coadjuvante.
Durante todo esse tempo em que quase nada funcionava dentro de campo, fora dele muita gente colaborou para piorar ainda mais nossa situação. Era dirigente metendo o bedelho na escalção do time, era técnico insistindo com jogador pouco produtivo, era a maldita torcida organizada dando vexame com protestos burros e completamente sem sentido e era filho da puta na internet organizando boicote ao time.
Aqueles que optaram por continuar ao lado do time, comparecendo nos jogos e dando seu apoio de maneira incondicional testemunharam uma transformação. Aos poucos fomos nos transformando em uma equipe competitiva e difícil de se derrotada, capaz de fazer a gente brigar por objetivos compatíveis com nosso tamanho. Mudança de técnico, dirigentes ajudando ao invés de atrapalhar, jogadores mais confiantes e torcedores apoiando o time na arquibancada- possivelmente são esses os fatores para tamanha mudança.
Desconfiei por muito tempo que poderíamos garantir uma das vagas para a Libertadores, conquistá-la com duas rodadas de antecedência mediante uma vitória de 2x1 sobre o Náutico num Morumbi abarrotado foi sim uma grande surpresa, contudo minhas impressões pouco importam. O que de fato interessa é que outra vez o São Paulo nos deu prova de sua imensa grandeza, mostrando que diferente de outras agremiações (especialmente nosso vizinho de muro) conseguimos superar os momentos difíceis respeitando nossa história, mantendo a dignidade e proporcionando para a torcida um final de Campeonato Brasileiro feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário