quinta-feira, 11 de abril de 2013

A essência do futebol em forma de estádio

Primeira fase do Campeonato Paulista, jogo no meio de semana em horário complicado, time recheado de jogadores reservas, cidade a uma distância considerável da capital, ingresso e pedágio caro. Convenhamos, São Paulo e União Barbarense não era um jogo dos mais interessantes, contudo aquela inquietação oriunda da necessidade de acompanhar todos os jogos possíveis do tricolor, mais a vontade de conhecer um estádio que eu nunca havia visitado antes, foi o suficiente para que eu ignorasse todas as adversidades e pegasse a estrada rumo a Santa Bárbara do Oeste.
Essa minha obsessão doentia relacionada ao futebol ontem foi devidamente recompensada. Não, não estou me referindo a vitória de virada do São Paulo pelo placar de 2x1 que nos garantiu a liderança definitiva do campeonato estadual, mas sim a grande felicidade que foi conhecer o estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães e constatar que este foi sem dúvida alguma, um dos estádios mais bacana e agradável que já tive o prazer de acompanhar uma partida de futebol ao longo de toda a minha vida.
Ao fazer esta afirmação, peço por favor para que vocês esqueçam por um momento tudo aquilo que hoje convencionou-se chamar de arena multiuso padrão Fifa. Os grandes momentos desfrutados no estádio em Santa Bárbara não estão relacionados  as supostas facilidades e modernidades desses empreendimentos como os lugares marcados, as cadeiras de plástico, os camarotes, os setores vip e a outras baboseiras do tipo; mas sim a simplicidade e a beleza de um estádio antigo e acanhado, a inexistência de divisão de setores, uma arquibancada de concreto de um lado e de ferro do outro e ao torcedor fazendo uma pressão enorme (dada a proximidade da arquibancada com o gramado) no trio de arbitragem e nos jogadores do time adversário junto a um alambrado enferrujado.
Muitos podem dizer que isso é romantismo e saudosismo demais de minha parte, que o campo do Barbarense não passa de um lugar decadente e ultrapassado, totalmente fora do padrão vigente. Pode até ser, mas a verdade é que isso não tem a menor importância, principalmente para aqueles que ontem estavam presentes no estádio e que continuam tratando o futebol como uma manifestação verdadeiramente popular, e não como uma diversão ou entretenimento feito para ser consumido por pessoas que tratam o futebol como algo descartável.


2 comentários:

  1. A última foto é tua? Tirou do alambrado, né?

    Parece que foi tirada dentro do campo, muito foda, hehe.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Rafael,
    É minha sim, tirei do alambrado que está muito, mas muito perto da linha de fundo (igual a Javari). A quantidade de xingos que esse juiz aí da foto levou foi algo impressionante.
    Abraço!

    ResponderExcluir