domingo, 1 de maio de 2011

Uma Eliminação Esclarecedora

Não posso tirar conclusões definitivas sobre nosso time, nossos jogadores, e nosso técnico, levando em consideração apenas o jogo que decretou nossa eliminação no Campeonato Paulista, pois esta sem dúvida alguma não é uma postura das mais corretas e inteligentes. Ao refletir e pensar o futebol, torna-se obrigatório o acompanhamento de um série de partidas, e até dos fatos ocorridos além das quatro linhas, pois somente assim, tateando todo um contexto, será possível elaborar um trabalho mais denso e substancial, do contrário, qualquer discurso será caracterizado como algo vazio, e que dificilmente conseguirá se sustentar.
Seguindo a linha de raciocínio do parágrafo acima, não é possível a partir do que foi visto na derrota do São Paulo por 2x0 para o Santos, na semifinal disputada na tarde de sábado no Morumbi, estabelecer verdades absolutas, contudo o confronto contra a equipe litorânea, serviu para esclarecer muita coisa e deixá-las mais claras e evidentes. Ao longo do campeonato estadual e da Copa do Brasil, o São Paulo não conseguiu empolgar e passar confiança à torcida, uma vez que oscilamos demais durante os noventa minutos, não apresentando um futebol consistente e equilibrado, como os adversários enfrentados até então eram em sua maioria de baixa qualidade técnica, liderança e classificações foram conquistadas, porém bastou uma equipe forte e competitiva aparecer na nossa frente, para sucumbirmos e notarmos muitas deficiências com mais nitidez.
O São Paulo hoje é um time com uma série de limitações dentro do seu elenco, basta analisarmos o plantel com um pouco mais de atenção e critério, e automaticamente problemas virão à tona. Não temos absolutamente nenhum volante de marcação e pegada mais forte à disposição; a lateral direita continua sendo ocupada por um jogador que está lá improvisado; a lateral esquerda tem como titular um jogador que é uma verdadeira nulidade; meio de campo articulador e cerebral é um sonho cada vez menos palpável; o banco de reservas é composto em sua maioria por um bando de refugos e incapacitados; e nosso técnico não consegue definir um esquema de jogo, seja pelos número excessivo de atletas contundidos, seja por suas limitações.
O confronto entre São Paulo e Santos, embora deva ser examinado levando em conta que ele possui uma relação direta com as partidas disputadas anteriormente, existem determinadas particularidades que não podem ser ignoradas. Portanto, se nossa derrota por 2x0 para os caiçaras não responde nada de maneira definitiva, ao menos muita coisa já começa a ser esclarecida, principalmente sobre nossas chances de sucesso, que não me parecem muito animadoras, sobretudo se mudanças não forem colocadas em prática, e contratações para os setores acima mencionados, não forem feitas o mais rápido possível, antes que mais uma vez seja tarde demais.

6 comentários:

  1. Ola, na verdade nossa lateral esquerda poderia ser muito melhor representada, Junior Cesar marca mais e é mais aguerrido.
    Mas fazer o quê com essa opção do Carpa, que para mim, só não seria equivocado no esquema com três zagueiros, pois Juan atua melhor como ala.

    ResponderExcluir
  2. Aurelio,
    Quando penso no Junior Cesar, e vejo que depois de tanto tempo no São Paulo, ele fez apenas uma meia dúzia de boas partidas, chego a conclusão que a lateral esquerda continuará sendo um problema.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. O grande problema é que nossas deficiências não serão corrigidas a curto prazo.

    O jeito é esperar até onde chegamos na Copa do Brasil. E contar com o Lucas e o Luís Fabianos inspirados e afiados.

    ResponderExcluir
  4. Rafael,
    Também acho que conviveremos com estas deficiências por um bom tempo, pois não existe perspectiva alguma para a contratação de jogadores para estes setores que apresentam problemas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Falta raça e vontade de jogar para ganhar ! ! ! !

    ResponderExcluir
  6. Ronaldo,
    Eu não acho que falta raça e vontade, a questão é que o time é limitado e mau formatado.
    Abraço

    ResponderExcluir