segunda-feira, 16 de abril de 2012

O fim e o começo

Depois de dezenove longas rodadas eis que finalmente a modorrenta primeira fase do Campeonato Paulista chegou ao fim. Três meses e apenas três jogos verdadeiramente significantes (o resto do campeonato se resumiu a jogos desinteressantes contra times ridículos) depois, provavelmente comprovaremos o óbvio, que os quatro grandes farão as semifinais do campeonato. Só não faço essa afirmação porque não é difícil que o guarani da capital tome outra surra do guarani original.
Fomos para a última rodada liderando a competição, uma simples vitória contra o Linense no interior nos garantiria a permanência no primeiro lugar. Não jogamos absolutamente nada, o placar de 2x1 a favor do time da casa foi merecido. Pior do que perder a liderança foi assistir a pior partida do São Paulo no ano. Nada no time funcionou, o sistema defensivo voltou a cometer falhas grosseiras, o meio de campo foi completamente ineficaz e o ataque passou desapercebido durante os noventa minutos.
Apresentações sem vergonhas como esta a partir de agora custarão muito mais do que os três pontos ou a ponta da tabela, elas fatalmente representarão uma eliminação. Não creio que isto vai acontecer contra o Bragantino no próximo final de semana. É improvável e injustificável que o time entre novamente em campo com uma postura tão passiva e acabe repetindo contra outro adversário fraco tecnicamente os mesmos erros vistos ontem.
O campeonato vai começar de verdade agora, ou matamos ou morremos, sem meio termo, uma vez que fases de mata mata não admitem outras formas de pensamento. Quartas de final, semifinal e se possível a grande final. Não somos favoritos e teremos que jogar muita bola para superar um adversário perigoso antes de chegar a tão desejada decisão. Por mais que os campeonatos estaduais tenham perdido muito de sua relevância ao longos dos últimos anos, poder ser campeão paulista derrotando nossos grandes rivais é algo bom demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário