domingo, 31 de maio de 2009

O Futebol Que Todos Queremos

Quando muitos de nós torcedores, criticamos de uma forma mais contundente as atuações abaixo da crítica do São Paulo, não é porque somos chatos, ingratos ou corneteiros como muitas vezes somos tachados. Se nos portamos dessa forma, manifestando nosso descontentamento com time e comissão técnica é porque, apaixonados por nosso time como somos, queremos sempre o seu bem, e sabemos que um dos fatores primordiais na conquista, no estabelecimento desse bem estar ao time, e por consequência à sua torcida reside no futebol praticado pela equipe.
Isso não quer dizer sob hipótese alguma que o time ganhando está tudo bem, o time perdendo está tudo mal, evidente que não, o futebol é muito mais complexo e possui muito mais nuâncias do que isso, uma análise maniqueísta nesse caso não se sustenta. Do mesmo modo que a crítica nasce a partir do momento em que o time amarga uma sequência negativa de resultados, o elogio e a exaltação, para sermos coerentes, necessita de cuidado semelhante, ou seja, apenas se manifestará quando uma sequência positiva de resultados se suceder.
A bela vitória de hoje por 3x0 em cima do Cruzeiro ainda não me permite rasgar elogios à equipe, porém foi clara o suficiente para que se fizesse notar uma mudança em curso. A saída de jogadores até então intocáveis, mas que a tempos não jogavam um futebol minimamente qualificado; a entrada de sangue novo no time, com vontade de mostrar serviço; e principalmente, a escalação de jogadores em suas respectivas posições, com um número bem menor de improvisações do que o ocorrido em partidas anteriores, possibilitou ao São Paulo conquistar sua vitória mais convincente do ano, através de um futebol que mesmo não sendo irrepreensível, foi bem menos previsível, não se limitando apenas aos cruzamentos e bolas levantadas na área.
Se uma sequência de boas apresentações irá ocorrer eu honestamente não sei. Torço para que eu possa ver com mais frequência o São Paulo atuando como na tarde de hoje no Morumbi, ataundo como um verdadeiro tricampeão brasileiro, atuando como um verdadeiro postulante aos títulos que disputa.

Um comentário: