terça-feira, 15 de março de 2011

Perspectivas Favoráveis

Logo no começo do ano, quando eu me punha a analisar as possibilidades e os limites do São Paulo, tanto do time quanto do clube, eu via nosso tricolor envolto em um cenário nada animador. O time para a nova temporada, era praticamente o mesmo, que meses atrás, fizera uma campanha ridícula no Campeonato Brasileiro, com o agravante de que para este ano que começava, tinhamos perdido nosso melhor atacante (Ricardo Oliveira), voltava para o time alguns refugos (Mazola e Marcelinho Paraíba), e uma única contratação havia sido feita (Juan). O clube, comandado com mão de ferro por Juvenal Juvêncio, estava prestes a sofrer o maior golpe político de sua história, com o seu presidente articulando nos bastidores, uma mudança estatutária que lhe daria direito a um ilegítimo terçeiro mandato.
Com o passar dos dias e das rodadas, todas as minhas impressões negativas se confirmavam. O time em um determinado momento do Campeonato Paulista, acumulava três derrotas em apenas sete rodadas disputadas, e mesmo nas partidas em que saíamos vencedores, o futebol praticado não empolgava nem convencia ninguém. Já no âmbito político, contando com o aval e o consentimento da grande maioria dos conselheiros, Juvenal mediante um ato déspota, passou por cima do estatuto do clube, e conseguiu colocar em prática, o golpe que lhe permitirá ficar mais três longos anos no poder, mandando e desmandando no clube.
Hoje, passadas treze rodadas do Paulistão, podemos perceber que aos poucos, o São Paulo vai conseguindo mudar os rumos de uma trajetória, que parecia estar fadada ao fracasso. Politicamente as coisas ainda continuam mal, pois embora Juvenal tenha se comportado de maneira exemplar, ao peitar a CBF e a Rede Globo na defesa dos interesses do Clube dos 13, é bom deixar bem claro que nosso clube caminha na contramão da história, pois enquanto nosso presidente se perpetua no poder, outros clubes já percebendo o quanto isso é perigoso, começam a limitar e diminuir o tempo de mandato de seus dirigentes.
Dentro de campo porém, as coisas começam a se acertar, embora Carpegiani diga que apenas Rogério Ceni e Lucas tem lugar garantido na equipe titular, hoje já conseguimos enxergar com uma boa nitídez, uns 70% do time titular. Time este, que vem evoluindo seu futebol ao longo das rodadas, e que tende a melhorar ainda mais, uma vez que com o tempo, o bom trabalho de nosso treinador, começará cada vez mais a surtir efeito dentro das quatro linhas, principalmente quando Luis Fabiano já estiver recuperado da lesão, e apto a fazer sua reestréia pelo time, e o zagueiro Coates for liberado pelo Nacional, trazendo de volta ao Morumbi, toda aquela aura uruguaia que no tricolor se manifesta na sua plenitude.
E no mínimo curioso, e ai eu já não sei se Juvenal está com peso na consciência, ou adotando uma política nos moldes do pão e circo, mas após ele efetuar o golpe, o velho resolveu tirar o escorpião do bolso, e reforçar a equipe. Evidente que nada justifica ou ameniza, os atos do novo tirano do Morumbi, e ainda não temos idéia dos rumos que o São Paulo tomará politicamente, e quais serão seus efeitos dentro de campo, todavia, por mais incrível que possa parecer, ao menos hoje, as perspectivas são muito favoráveis ao São Paulo, com um time que vem evoluindo e se reforçando. Tomara que amanhã, Juvenal consiga conter todo o seu ímpeto centralizador, e não acabe atrapalhando o time, e colocando tudo a perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário