sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O Fator Casa

Não poderíamos mais uma vez, sair ontem a noite do congelante Morumbi sem uma vitória, por mais fraco e limitado que seja nosso elenco, seria inadmissível deixar escapar algum ponto contra o Bahia jogando na nossa casa. Se hoje não ocupamos uma melhor posição na tabela, deve-se ao fato da nossa vacilante campanha no Morumbi, com apenas treze pontos ganhos em vinte e um disputados, um aproveitamento em torno dos 61%, inferior ao desempenho apresentado fora de nossos domínios, onde conquistamos quinze pontos em vinte e um disputados, um aproveitamento por volta dos 71%.
Posso estar completamente enganado, não sei ao certo, pois não tenho em mãos nenhum estudo que demonstre o aproveitamento de pontos em casa dos últimos campeões brasileiros, entretanto eu acho muito improvável que algum time tenha sido consagrado campeão nacional, nesse atual formato de pontos corridos, com um aproveitamento tão baixo atuando em casa, semelhante ao obtido hoje pelo São Paulo. Portanto, se o nosso time almeja de fato lutar pela primeira posição na tabela, é bom que ele comece a fazer com seus próximos adversários o mesmo que ele fez com o Bahia, vencer e fazer valer o fator casa.
A busca por melhores resultados em casa também é necessária devido uma outra questão. Como é incerto que o São Paulo consiga manter longe do Cícero Pompeu de Toledo, um desempenho tão bom quanto o demonstrado nessas catorze rodadas, razão pela qual hoje nosso time hoje ocupa uma boa posição na tabela e equilibra sua somatória de pontos, será fatal para quaisquer que sejam nossas pretensões, repetir frente outros timecos o papelão protagonizado pelo São Paulo contra o Atlético Goianiense, uma vez que recuperar pontos jogando no campo inimigo é sempre uma tarefa mais difícil e ingrata.
O caminho até a última rodada é longo e cheio de complicações, não tenho dúvidas que tanto o São Paulo quanto outros times deixarão alguns pontos pelo caminho, o que de certo modo é até natural e esperado. O que nunca será bem aceito e compreendido é essa bipolaridade do São Paulo, de conseguir somar preciosos pontos atuando longe da capital paulista, mas colocando tudo a perder quando atua em sua própria casa, frustrando sua torcida com uma derrota ou empate deprimente que passamos dias e rodadas lamentando.

3 comentários:

  1. Toniato,

    Ontem depois do jogo,houve a confirmação da contratação do zagueiro João Felipe do Bota.Nem sei o desempenho desse cara em campo. mas se era pra contratar um zagueiro de um time periférico,tal qual o Bota,pq não o Rafael Tolói que tem ótima postura tatica em campo? E atacante? pq não buscar algum na serie B pra cobrir o espaço de L. Fabiano? O time vai ficar sem um matador até ele voltar?Perguntas...perguntas...que só podem ser respondidas pelo sorvedor de jack Daniels.
    Abs...Wesley

    ResponderExcluir
  2. Michel,
    O time realmente esta bipolar, mas pelo menos ganhou e ganhando ficamos mais aliviados depois dos resultados bizarros...mas como o futebol e` interessante nao? o "filho da puta" que tanto xinguei meteu um golaco...enfim, continua sendo um grande filho da puta, 5 anos de Sao Paulo e nunca comemorou um gol com a torcida...mas se nao desaparecer dos jogos decisivos ja ta bom...
    forte abraco
    Mateus

    ResponderExcluir
  3. Wesley,
    Dá medo essas contratações de zagueiros junto ao Botafogo, lembro das catastróficas passagens do Juninho e do Renato Silva no São Paulo e fico imaginando como será agora com o João Felipe, que é reserva e está encostado no clube carioca... nenhum pouco animador.
    Essa contratação mostra muito bem o nível de comprometimento, e a quanto andas o planejamento do São Paulo nessa desastrosa e golpista administração Juvenal Juvêncio.
    Abraço

    Mateus,
    Era obrigação ganhar quinta-feira, ganhamos, mas o futebolzinho continua o mesmo, não fiquei nenhum pouco esperançoso com o que vi contra o Bahia.
    Dagoberto fez um belo gol mesmo, mas a tendência é agora ele sumir por umas três partidas, depois fazer mais um bom jogo e ter mais umas duas atuações apagadas.
    Abraço

    ResponderExcluir