segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Anticlímax Total

Futebol é um negócio no mínimo curioso, embora ao longo de toda a temporada o futebol praticado pelo São Paulo não tenha me dado motivos para criar qualquer tipo de empolgação, uma vez que nosso time apresenta uma inconsistência e uma fragilidade absurda, estava muito animado e cheio de esperança para o jogo contra o Vasco. Não sei exatamente quais as causas para tamanho êxtase, talvez fosse pelo fato do jogo finalmente ser realizado em um horário decente, domingo às 16:00 horas; ou por ser frente ao Vasco, um time que eu odeio e contra o qual temos uma desvantagem histórica; ou simplesmente graças a este amor doentio que tenho por este esporte e pelo nosso time; quiçá devido até algum outro fator, cuja resposta encontra-se nas profundezes do meu subconsciente- não ao sei ao certo, mas alguma coisa me motivava mais do que o habitual a estar presente ontem a tarde no Morumbi.
A expectativa era grande, e até os vinte minutos iniciais da partida o São Paulo parecia que dentro de campo conseguiria corresponder aos anseios de sua torcida, pois através de muita pressão dominávamos a partida e encurralávamos os cariocas. O gol parecia que seria apenas uma questão de tempo, visto que oportunidades eram criadas e não sofríamos nenhum tipo de ameaça, entretanto os minutos foram passando e o gol não se materializava. Concomitante o Vasco ia se ajeitando e equilibrando a partida, contudo minha confiança continuava inabalada e nada me levava a crer que o São Paulo não alcançaria a vitória e protagonizaria outro papelão dentro de casa, mesmo com o primeiro tempo chegando ao fim, com um pênalti a nosso favor não marcado e com o placar ainda em igualdade.
Sei que esperar um resultado positivo do tricolor é sem dúvida alguma uma postura incoerente e contraditória da minha parte, sobretudo depois das dezenas de postagens negativas e pessimistas que passei escrevendo ao longo deste ano a respeito da nossa triste e preocupante condição. A questão é que o futebol e somente ele, tem o enorme poder de fazer a gente abandonar ou ignorar por completo (mesmo que por um intervalo de tempo de noventa minutos) todas as nossas convicções, para no mesmo instante começarmos a nos apegar e acreditar em determinadas certezas que racionalmente não possuem fundamento algum, constituindo-se em verdadeiras falácias, que não conseguem se sustentar frente a um questionamento minimamente crítico e contestador.
Ainda sob os efeitos deste espírito alienante que tomava conta de mim e me impedia de ver a realidade conforme ela se apresentava (desoladora, como quase sempre), adentramos ao segundo tempo na expectativa de que o nosso gol ocorresse o quanto antes, expectativa esta que aumentou ainda mais quando o placar eletrônico do Morumbi anunciou o gol de empate do Avaí contra o líder do campeonato. Pronto, bastava o São Paulo tirar o zero do placar para o clímax ser atingido. Acho que não demorou mais do que cinco minutos, para após a grande notícia vinda de Florianópolis o Vasco abrir o placar e enterrar de vez qualquer chance do São Paulo sair vencedor daquela partida, e diminuir a diferença para o Corinthians que também já começava a sucumbir frente aos avaianos.
Bastou o Vasco fazer o seu gol para que tudo ruísse de vez e eu finalmente começasse perceber a mais nova patética demonstração de incapacidade do elenco são paulino. Uma a uma, todas as minhas frágeis ilusões foram sendo destruídas. Quando o Avaí fez seu segundo gol toda a minha empolgação já tinha dado lugar à indignação e à frustração, já não me restava nada além da revolta de novamente ver que minuto após minuto o São Paulo ia definhando e se apequenando dentro de campo, enquanto que o Vasco mostrava-se absoluto. Foi o auge do anticlímax, que chegou a sua totalidade no instante em que o Avaí marcou seu terceiro gol e o Vasco o seu segundo, decretando mais um fracasso tricolor dentro dos nossos domínios, e jogando no lixo a oportunidade de empatar em número de pontos com o líder da competição.

6 comentários:

  1. Um time inconstante, cheio de problemas, com um técnico sem respaldo da diretoria e sem confiança da torcida. Neste cenário, fica fácil a gente se iludir com nosso time.

    Principalmente nessa toada de ganhar fora e perder em casa. Tá fácil, não.

    ResponderExcluir
  2. Toniano, meu saco tá estorando de tanto pouco caso com o clube e com o time.
    Lina

    ResponderExcluir
  3. Rafael e Lina,
    O Juvenal Juvêncio é um filho da puta! é só isso que posso dizer nesse momento.
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Michel,
    Realmente, so quem estava no estadio pode falar sobre esse sentimento nojento que os jogadores que lamentavelmente vestem a camisa do Sao Paulo causaram sobre os torcedores...a unica frase que tenho forcas para falar e` "dagoberto filho da puta"
    Mateus

    ResponderExcluir
  5. Mateus,
    O nosso camisa 25 é um ser malevolente em estado bruto. Eu não renovaria o contrato dele nem fodendo, e não aceito o argumento daqueles que dizem que não renovando com ele, o São Paulo estaria perdendo dinheiro, já que ele poderia ir embora para outro clube de graça. Se isto acontecer, o São Paulo fará um grande negócio, pois deixaria de gastar uma grana violenta em salários com um cara que se acomodaria ainda mais dentro de campo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Caro escriba,

    Dagoberto é um cuzão,que arranjou confusão em todos os clubes pelos quais passou,alem de ser um jogador mauricinho e mimado.Nem sempre dinheiro é tudo. Seria melhor perder dinheiro do que manter um filho da p... desses no elenco. E olha Toniato...vc,o Mateus...todos sabem que não é só ele que tem que sair não. Há muito tempo o time não tem mostrado brio e garra. Me faz lembrar os tempos de Fabio Aurélio...

    Abs...Wesley

    ResponderExcluir