quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vale muito

Começou ontem para o São Paulo a Copa Sul-Americana. Jogando no nordeste do país fomos derrotados pela equipe do Ceará pelo placar de 2x1, uma partida bem disputada mas que escancarou de vez os enormes problemas da zaga são paulina, que carece de jogadores qualificados neste setor, não fosse a ótima atuação do Rogério o prejuízo poderia ter sido maior. Necessitamos agora de uma vitória por um gol de diferença (caso o Ceará não marque nenhum gol) no jogo de volta no Morumbi, para avançarmos à próxima fase do torneio e enfrentarmos o vencedor do confronto entre Libertad do Paraguai, contra o vencedor do embate entre Juan Aurich do Peru e La Equidad da Colômbia.
Competição outrora ignorada por muitos clubes, torcedores e jornalistas esportivos brasileiros sob o argumento de que ela não valia absolutamente nada, já que não levava a lugar nenhum (como se a função de todos os campeonatos fossem levar um time para a disputa de outro campeonato), hoje a Copa Sul-Americana por oferecer ao campeão uma vaga para a Libertadores começa a ser valorizada no Brasil, porém ainda pela razão errada. A importância da Copa Sul-Americana vai muito além do que ela pode oferecer como prêmio ao vencedor, portanto não é correto classificá-la ou resumi-la apenas como um torneio que serve de atalho para Libertadores.
A Copa Sul-Americana é um ótimo campeonato; um troféu bonito, uma fórmula de disputa interessante, uma quantidade significativa de equipes importantes e de tradição, grandes jogos e o atrativo principal: vale uma taça e o prestígio de ser campeão, o que por si só bastaria para os times levarem a sério a disputa. É assim que eu espero que o São Paulo encare este torneio, com dedicação e seriedade, sem ficar poupando jogadores ou escalando time misto, pois temos pela frente um torneio que vale muito, mas muito mesmo, que ainda não tivemos a honra e a capacidade de ganhar e que não pode ser menosprezado e deixado de lado, para priorizar outro campeonato que pode até valer mais, o que não justifica ou implica em um descompromisso com a Copa Sul-Americana.

3 comentários:

  1. Caro escriba

    A Sulamericana AINDA não tem valor.Assim como não tinha o minimo reconhecimento a Liberta.Mas foi só o Maior do Mundo começar a escalada de títulos do torneio,(sempre se diferenciando dos demais clubes e na vanguarda desse pais tupiniquim),e enxergando no torneio a possibilidade de internacionalizar o clube,foi só o SPFC começar a se destacar,e a copa começou a sevalorizar.Em outras palavras,quem ressuscitou a Libertadores,(hoje objeto de desejo de todo clube brasileiro),foi o São Paulo.O SPFC enxergou mais longe.Estava a frente do seu tempo.Se hoje a Libertadores tem o valor que tem,isso se deve ao São paulo.Sim.E digo mais,se o SPFC começar a levar a taça na Sulamericana,vai acontecer a mesma coisa.Todos vão começar a correr atras.Esses fatos me levam a considerar de forma séria que o São Paulo é um clube não apenas diferenciado,mas único.O Brasil é pouco pra glória do SPFC!!!!!!!E desculpe o ufanismo.

    Abs,Wesley

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Wesley. E não teve nada de ufanismo. Quando ninguém queria ganhar a Libertadores e corriam atrás de Estaduais e Brasileiros (que sim, a mídia daqui dava mais destaque), fomos atrás dela, resgatando o sonho perdido em 1974. Época em que a Libertadores tinha menos times, porém mais pegada, só com os campeões e vices de seus países. Assim, o SPFC mostrou ao mundo como é legal ganhar títulos internacionais. Principalmente, num calendário confuso que desde aquela época, impede os clubes daqui a excursionarem pelo mundo numa pré-temporada, por exemplo.
    A Sul-Americana nasceu com mais pompa, com um patrocinador forte, mas não levava a lugar nenhum. E mesmo se ainda não levasse, não deixaria de ser incrível ver o SPFC levantando essa taça. Seria mais uma prova da nossa hegemonia brasileira em Copas. Que o SPFC continue jogando com vontade (independente do torneio) e busque essa Sul-A, para encher ainda mais o nosso memorial (e o bolso tb, pq não?).

    ResponderExcluir
  3. Wesley e Raael,
    Acho que a torcida já está começando a ver a Sul-Americana com outros olhos, isso é bom pois como disse é um grande campeonato, independente do que ela pode oferecer. Lembrando também que é um título que ainda não temos, portanto nossa obrigação é conquistá-lo.

    ResponderExcluir