segunda-feira, 29 de agosto de 2011

No lucro

Encerramos nossa participação no primeiro turno do Campeonato Brasileiro diante do Santos na Vila Belmiro. Infelizmente não pude estar presente no estádio domingo, pois mais uma vez os ingressos para o jogo contra os caiçaras não foram colocados à venda nas bilheterias do Morumbi. A diretoria são paulina novamente optou por repassar todas as entradas destinadas para nossa torcida aos torcedores organizados, que comercializaram estes ingressos apenas entre si, excluindo o torcedor comum e abolindo nosso direito de acompanhar o São Paulo no clássico.
Contrariado, fui obrigado a acompanhar a partida do sofá da minha casa, que por mais confortável que possa ser, ainda está longe de me deixar à vontade de modo semelhante quando estou presente na arquibancada de um estádio de futebol. Longe de onde eu deveria estar, assisti pela televisão um interessante embate entre São Paulo e Santos- um jogo bastante movimentado, de bom nível técnico, com os dois times buscando o ataque e criando várias oportunidades de gol.
O jogo terminou com o placar de 1x1, Lucas com um golaço abriu a contagem para o tricolor e Ganso com um belo chute igualou para os caras. Mesmo muitas horas depois do fim da partida, eu ainda não consigo chegar a um consenso se para nós o resultado foi bom ou ruim. Se analisarmos que a partida foi na casa do adversário, e que jogamos mais da metade dos 90 minutos com um jogador a menos, posso concluir que o empate foi bom; mas levando em consideração os dois gols que perdemos frente a frente com o goleiro quando o jogo estava 1x0 para nós, não consigo deixar de lamentar mais um empate.
Incertezas a parte, 1 ponto foi ganho e ele nos garantiu ao término do primeiro turno o terceiro lugar na tabela. Com 35 pontos conquistados, apenas 2 pontos atrás do primeiro colocado, considero que no final das contas o São Paulo saiu no lucro após estas 19 rodadas iniciais. O inconstante futebol apresentado ao longo do campeonato, o grande número de desfalques em várias rodadas, os muitos pontos idiotas perdidos dentro de casa e um elenco com deficiências crônicas em alguns setores, são fatores que poderiam muito bem ter detonado e comprometido todo o nosso desempenho no campeonato.
Incrivelmente o estrago não foi dos maiores, o que fatalmente teria feito muitos times agonizar na parte inferior da tabela, não nos distanciou da luta pela liderança. Estamos no encalço do líder, e agora temos todo o segundo turno para corrigir e reparar os erros e as falhas, que nos custaram pontos preciosos e por conseqüência o título simbólico do primeiro turno. Se por um lado é tempo do time buscar o seu aperfeiçoamento, é hora também da torcida renovar suas esperanças, deixando possíveis desconfianças de lado e apoiando o time, de preferência no estádio (isso quando a diretoria permitir).

2 comentários:

  1. Toniato, o resultado por si só foi ruim.
    Mas o resultado diante das circunstâncias foi bom. O São Paulo veio pra ganhar, mas teve que abrir mão do plano inicial pra evitar perder, conseguiu.
    A parte boa fica por conta dos novos valores do elenco: João Filipe, Piris e Cícero. Dentro do que temos atualmente disponível, acho que foram contratações a altura das glórias do São Paulo.
    Não tenho dúvidas que teremos alegrias com eles em breve.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Lina,
    To animadão para esse segundo turno, se melhorarmos o aproveitamento de pontos em casa o título se tornará uma realidade
    Abraço

    ResponderExcluir