segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sofrimento

A palavra rebaixamento na teoria, por si só já carrega consigo uma infinidade de aspectos negativos. O simples ato de imaginar seu time ocupando as últimas posições na tabela, é capaz de deixar qualquer torcedor completamente perturbado, trazendo para a vida dessas pessoas um grande incômodo. Na prática, lidar com a luta contra o rebaixamento potencializa essas sensações, transformando todo jogo em um verdadeiro sofrimento.
Basicamente, sofremos de duas maneiras distintas quando dirigentes inaptos e jogadores desqualificados arrebentam com um time e o colocam na zona da degola. Em jogos semelhantes ao contra o Santos semana passada, onde a gente olhava para o campo e via que o São Paulo estava entregue, aceitando e se contentando com a derrota, o sofrimento é desolador; manifestando-se de maneira silenciosa (você sofre calado, se remoendo por dentro, mas sem forças para esboçar qualquer tipo de reação), causando um desgaste mental enorme e te deixando inconformado.
Em um jogo intenso e repleto de gols como foi contra o Vitória sábado no Morumbi, o sofrimento é de outra natureza. Lutamos e buscamos a vitória incessantemente do início ao fim, mas a incapacidade dos jogadores são-paulinos além de ter colocado quase tudo a perder, permitindo ao time baiano igualar o marcador duas vezes, fez com que os imprescindíveis três pontos fossem garantidos apenas nos minutos finais do confronto, quando todos no estádio já estavam realmente passando mal.
O sofrimento ali foi arrebatador, daquele que se manifesta da maneira mais estrondosa possível (berros, gritos e xingamentos), provocando um desgaste físico absurdo (palpitação, suor frio e tremedeira) e te deixando completamente desesperado e descontrolado frente a possibilidade da vitória não se concretizar. Mesmo quando o juiz encerrou o jogo e o 3x2 a nosso favor no placar finalmente tornou-se uma certeza, os efeitos provocadas por tamanho sofrimento ainda se faziam sentir.
Uma coisa é certa, o sofrimento vai nos acompanhar até o fim do campeonato. Uns jogos sofreremos mais outros jogos sofreremos menos, contudo o sofrimento é hoje uma condição prévia para todo torcedor são-paulino, uma palavra que não será dissociada do nosso vocabulário nesse complicado ano de 2013. Não é fácil, contudo tenho certeza de quem opta por viver essas coisas junto com o time no estádio, vivenciado o sofrimento na sua plenitude, passa a amar ainda mais essa doença chamada futebol.

3 comentários:

  1. Grande texto, Michel!

    Aliás, você vai para o (ex) Mineirão quarta-feira? Que absurdo o preço do ingresso, hein!? Se for, nos represente lá. Infelizmente não poderei ir, mas estarei no domingo, como sempre, no Morumbi.

    Avante!

    ResponderExcluir
  2. Raphael,

    Vou sim, quarta-feira estarei lá. Cara, a passagem aérea está mais barata que o ingresso, ridículo isso.
    Abraço!

    ResponderExcluir