quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Um grande campeonato

Começou ontem para o São Paulo a interessantíssima Copa Sul-Americana. Jogando em Salvador vencemos a equipe do Bahia pelo placar de 2x0 e praticamente garantimos nossa classificação para a próxima fase do torneio, onde enfrentaremos caso não ocorra nenhuma zebra os uruguaios do Nacional ou os equatorianos da LDU. Tão importante quanto a boa vitória fora de casa, foi ver o time novamente se comportando bem dentro de campo, conseguindo jogar um futebol que se não é exuberante ao menos vai se mostrando um pouco mais seguro e organizado.
Competição outrora ignorada por muitos clubes, torcedores e jornalistas esportivos brasileiros sob o risível argumento de que ela não valia absolutamente nada, já que não levava a lugar nenhum (como se a função de todos os campeonatos fosse levar um time para a disputa de outro campeonato), hoje a Copa Sul-Americana por oferecer ao campeão uma vaga para a Libertadores começa a ser valorizada no Brasil, porém ainda pela razão errada. A importância da Copa Sul-Americana vai muito além do que ela pode oferecer como prêmio ou bônus ao vencedor, portanto não é correto classificá-la ou resumi-la apenas como um torneio que serve de atalho para Libertadores.
A Copa Sul-Americana é um grande campeonato; um troféu bonito, uma fórmula de disputa interessante, uma quantidade significativa de equipes importantes e de tradição, grandes jogos e o atrativo principal: vale uma taça e o prestígio de ser campeão, o que por si só bastaria para os times levarem a sério a disputa. É assim que eu espero que o São Paulo encare este torneio, com dedicação e seriedade, pois temos pela frente um torneio que vale muito, mas muito mesmo, que ainda não tivemos a honra e a capacidade de ganhar e que não pode ser menosprezado e deixado de lado para priorizar a disputa de outro campeonato, que pode até valer mais, mas que não justifica ou implica em um descompromisso com a valiosa Copa Sul-Americana.

2 comentários:

  1. Sabe quando a Sulamericana vai ter essa importância e visibilidade citadas?
    Quando o SPFC for campeão e atribuir prestígio a essa conquista, assim como foi quando venceu a libertadores por duas vezes. É notável como falta aos times brasileiros visão.

    ResponderExcluir
  2. Luís Fernando,
    A Sul-Americana já é importante, independente do São Paulo ter ou não ter ganhado ela

    ResponderExcluir